31 dezembro 2007

62 - A nós e a todos . . .

.
É normal, no final do ano, fazer um brinde. Nesse brinde, desejam-se felicidades e outras coisas, àqueles que nos rodeiam.

Há muitos anos, aprendi uma frase, que ainda hoje utilizo nos brindes. Faço, normalmente, um brinde “a nós e a todos aqueles que gostam de nós.”

Terminou mais um ano. Temos mais um ano de vida, o que é óptimo. Para aqueles que temiam pela veracidade da frase “A dois mil chegarás, de dois mil, não passarás”, devem estar mais satisfeitos ainda.

Nestas épocas lembramos, com mais intensidade que o habitual, aqueles que nos são queridos e que nos deixaram. Lembrá-los, para mim, é uma Festa e não um pesadelo. Este ano, pude festejar com mais intensidade, um dos ausentes. A minha mulher e eu, agradecemos ao casal que nos proporcionou tamanha alegria. Se aquele de que falamos, pudesse ver o que nós vimos, sentir-se-ia muito orgulhoso de vós.

Deste meu blogue, desejo do fundo do coração “… a todos aqueles que gostam de nós”, um Bom Ano de 2008.

Por mim, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

61 - Não me apetece perguntar, mas como não temos resposta . .

No dia 17 de Julho, apetecia-me perguntar e fi-lo. (39-Coisas que me apetece perguntar...)
No dia 28 de Agosto, continuei a perguntar. (43-Continua a apetecer-me perguntar...)
Hoje, dia 31 de Dezembro, ainda não sei a resposta. Abaixo reproduzo as perguntas. Se alguém tiver a resposta, teria a boa vontade de a dar?

Será que alguém pode prestar algum esclarecimento, sobre estes assuntos, que abaixo dou nota?
Porque é que:

  • O Roteiro Turístico das Taipas, ainda não tem acesso livre;


  • Da reunião da AF de 16 de Março, relativamente ao Centro de Saúde das Taipas e da criação do Conselho Consultivo "in pcptaipas.blogs.sapo.pt, notícia de 19 de Março", o povão não conhece desenvolvimentos;


  • Sobre a queixa ao IPPAR, feita pela JSD Taipas, relativamente ao Castro de Sabroso e aos "Banhos Velhos", nada se sabe, "(...) Dado estar a decorre um processo tendo em vista a resolução dos problemas..." "in jsd.taipas.blogspot.com-04 Junho 2007".


  • O assunto, despoletado pelo deputado à AR, Emídio Guerreiro, sobre a atribuição do Balcão Complementar do IEFP, ao Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, em detrimento da Junta de Freguesia, nada se sabe do mesmo?. "(...) Na sustentação do seu requerimento, o deputado, referindo-se à freguesia de Caldelas considera que “o fenómeno é ainda mais incompreensível! A junta foi substituída por uma entidade privada! Por sinal, neste caso existe uma outra “coincidência”: no último acto eleitoral a população exerceu o direito de alternância tendo terminado com 16 anos de maioria absoluta do PS dando uma maioria absoluta ao actual Presidente. A “coincidência” tem a ver com o facto de o Presidente da entidade privada que substituiu a Junta ser dirigida pela pessoa que liderou durante 16 anos a freguesia(...). In Reflexo Digital. 19.01.2007.

As questões levantadas, como é habitual, continuam sem resposta. Levantam-se questões, criam-se falsas expectativas e depois . . . não se esclarece nada, nem se dá a mão à palmatória.


Eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

19 dezembro 2007

60 - O Café . . .

.
O café, aquela bebida produzida a partir de grãos torrados e que, misturada com água, dá uma substancia escura, que normalmente se bebe quente, para mim não é só isso.

Aliás, na minha meninice, “O café”, para mim foi o local de praça de meu Pai: “Se precisarem de mim, estou no Café do Alexandrino…” . No tempo em que de telemóveis nem se ouvia falar, quando queríamos dar um recado, ligávamos para o “Café do Alexandrino” ou para o “Café do Mário”, que, gentilmente, o chamavam ao telefone.
Assim, durante muitos anos ouvia falar nestes dois Cafés e no “Café do senhor Reitor”, nunca associando o “Café”, aquela bebida escura que hoje, tão banalizada está.

Infelizmente, hoje em dia, tudo está banalizado. Tudo se ultrapassa em nome do “progresso” e do “… todos têm direito a tudo”.

Só que, neste salutar direito de todos a tudo, há atropelos constantes às regras mais elementares.

Não, não falo de cortesia, educação, respeito. Não, essas, há muito que já eram. Quando falo em regras, estou a referir-me a Leis que regulam/deveriam regular, os cidadãos e que são atropeladas pelos próprios fazedores de Leis.

No final deste comentário, uma afirmação.
As pessoas bebem café, mas, há muita gente, com falta de chá.

E eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

13 dezembro 2007

59 - A comunidade dos blogs

.
Com o título acima, o secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Pais da ESCT, não nesta qualidade, nem possivelmente na de Director do REFLEXO, escreve "Na margem do Ave", do RFX Digital, um comentário sobre "A Comunidade dos blogs".

Diz a determinado, passo:

"Para além do aspecto histórico, o que é um facto é que o mundo dos blogs permitiu uma democratização da escrita. Qualquer pessoa, em meia dúzia de passos e gratuitamente, pode criar algo que é seu, que pode gerir autonomamente e sem as dificuldades da criação e gestão de um site. Deste modo, pode colocar no momento e num espaço visível por milhões de pessoas (ou umas dezenas) tudo aquilo que lhe vai na alma sem qualquer censura."

Concordo plenamente com este parágrafo e - se calhar - com quase todos. Nele destaco:

"Qualquer pessoa (...) pode criar algo que é seu..."
E, nesse algo que é seu e estando devidamente identificado, pode nele escrever o que lhe aprouver, desde que não seja ofensivo. E, pode (deve) geri-lo como entender.

Nele - blogue - encontro alguns momentos de prazer e até de orgulho. Orgulho, por exemplo, quando nele relato, o encontro comemorativo, dos 97 anos de nascimento de meu Pai.

Todos aqueles que têm Família, dela se devem orgulhar. E aquelas que têm a felicidade, de se reunirem, ininterruptamente durante 15 anos, para comemorar o Aniversário de alguém, que os deixou, precisamente há esse tempo, têm de ser uma Família feliz.

Daqui deixo um agradecimento a todos os que fazem parte desta Família, especialmente áqueles que a ela se juntaram, por laços matrimoniais. Obrigado pela Família que me deram e pela perseverança, destes encontros.

Um destes dias, fiquei a saber, que na mesma data e para homenagear sua Mãe, se reúne também a Família Neves.

05 dezembro 2007

58 - A página 161

Não costumo dar seguimento, às cadeias, do género, "envie este mail a mais dez pessoas, de contrário, vai parar esta cadeia de...".
Regra geral, estas coisas comigo não têm continuidade. Por uma questão de princípio e por falta de dinheiro. Sim, porque agora a "cadeia" é por correio electrónico, mas eu sou do tempo, em que se tinha de colocar o sêlo, vendido pela senhora D. Albina do Correio.
Aqui há tempos, quebrei esta regra, ao dar seguimento, a uma missiva de um AMIGO, para enviar a "Amigos do Peito".
Hoje vou dar seguimento a outra. Assim, aceitei Um certo olhar, de Casimiro Silva e conforme proposto, estiquei um braço para pegar num livro. Azar dos diabos, atirei com o candeeiro ao chão e mais alguns livros, que militam na mesinha de cabeceira, desde um ano a esta parte (alguns). Deles, o exemplo flagrante, um oferecido pela minha filha, em 14 de Outubro de 2006.

Abri-o na página 161 e a quinta das frases, completas, é:

1968: a morte de Salazar
"In Quase Memórias do Colonialismo e da Descolonização - 1º Volume - António Almeida Santos"

E, segundo as regras do jogo, aqui ficam os nomes dos blogues, a quem passo o testemunho:
PCP Taipas, JSD Caldas das Taipas, Igreja Velha, Polvo das Taipas e Tio das Taipas - se ainda está vivo.

E eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.