30 junho 2008

86 – as políticas

Um colunista do Reflexo Digital – Jorge Silva, no seu mais recente escrito, acha que Está tudo em Brasa.

Mais que o título, chamou-me a atenção o lead, que reproduzo:
“Quando oiço a classe política a falar só me apetece rir, será que eles acreditam mesmo naquilo que dizem?”
Que me desculpe o Jorge Silva, utilizar a sua frase e até adulterá-la, mas a verdade é que não resisto.
Quanto a mim, ao contrário de si, quando os oiço, não me apetece rir.
Cenas da Assembleia da República, declarações de pessoas que vivem à custa da política e atitudes de políticos profissionais, deixam-me triste.
Mas se o Jorge aumentar o leque de políticos, para aqueles que por força do voto e legitimamente, estão nos órgãos autárquicos, então aí sim, é que choramos mesmo.
Agora tente aumentar ao leque anterior, o número de pessoas bens instaladas em instituições públicas e subsidiadas por nós - leia-se Estado - então aí sim, não é apenas tristeza e vontade de chorar, é a tal raiva que nos atormenta.
E vê-los, quais reizinhos a pavonear-se e a vomitar umas faladuras, pensando que somos todos burros.!?

E até que alguma coisa mude eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.. . .

21 junho 2008

85 – Taipas agitada

Não sei se é pelas, Festas de S. Pedro, se pelo Cheiro a S. Pedro, que o Paulo Sousa descreve na sua “Semanada”, a verdade é que sinto, uma certa tensão no ar.

Lendo alguns dos blogs da zona, também eles se agitam com postagens e comentários.

Uns com mais, outros menos (agitação) mas – como dizem os Espanhóis em relação às bruxas – a verdade é que a há, há.

Não falando no tão em voga e apetitoso Polvo, que parece estar trilhado para ser cozinhado de todas as maneiras, outros há bem mais Religiosos, Políticos ou Pessoais, que vão comentando ou agitando, conforme queiramos entender, o nosso meio.

Neles noto duas situações diferentes: O Amigo Rogério, que não tem agitado a sua bandeira, tanto quanto nos habituou e o Homem de Barco, que depois de ter desancado em tudo que mexia, resolveu Desertar, quando, na minha modesta opinião, começou a ser apertado..

Também em algumas conversas a meia voz, em algumas expressões que vamos notando, em alguns semblantes carregados, nos parece que alguma coisa anda no ar.

Com a experiência que fui conquistando ao longo da vida e com os conhecimentos que nela fui adquirindo, vou esperar e ver no que as coisas darão.

De uma coisa, tenho quase a certeza: Quando a tensão se revelar, vai ser em todas as direcções.

E eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

07 junho 2008

84 - Taipas na positiva

Alfredo Jorge Oliveira, na sua Margem do Ave, datada de 26 de Maio, diz tremer quando ouve falar de Guimarães e que “(…) É por isso que nunca espero ouvir falar de Caldas das Taipas nas nossas televisões, nem imagino a tragédia que teria de acontecer, neste meio, para a vila aparecer nesses canais.”.
Também assim penso e me preocupa, desde sempre, o que possa ser notícia em relação às Caldas das Taipas.

Mas nestes tempos próximos passados, digamos que desde o meu último post, têm acontecido coisas que, sendo excepção à regra, nos dão satisfação, em detrimento da tremideira do Alfredo Jorge.
Sem desprimor para outras, passo a citar:

A prova de ciclismo Rota das Taipas, organizada pelos nossos Escuteiros;
A organização pela ACIT e pelos Bombeiros do Fórum da Saúde, com sessões de esclarecimento/aconselhamento sobre o tema, terminando com a 1ª Caminhada das Taipas e sessões de rastreio;
A conquista pelo C.C.Taipas, da Taça da A.F.Braga em Futebol, bem como a eleição dos Corpos Gerentes para os próximos dois anos;
A organização da Feira Medieval , pelos Alunos da Área de Projecto de Animação Sócio Cultural da ESCT;

Que estas coisas boas e outras mais, que vamos fazendo, sejam um lenitivo para outras, que nos vão dando origem a tremideiras.

E eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.