21 novembro 2008

105 - Acabou a porcaria?


No passado dia 5, publicava três fotografias neste blogue e questionava-me se uma imagem valeria mais que mil palavras.
Aquele aparato nojento eram as águas da conduta, que seria suposto “desaguar” na estação de tratamento. Todavia estavam a fazê-lo, pelo menos a partir do dia 2 de Novembro, debaixo da nossa ponte.

Ontem de manhã ao passar para o trabalho, vi um camião estranho junto à ponte. Hoje – e porque sou um cidadão interessado e não porque me “dão informações" – parei e fui ver o local. Tampa no sítio e os esgotos seguiam em direcção à estação de tratamento.

Problema resolvido portanto. O atentado ambiental, neste local, estava reparado. Que outros não surjam, pelo menos a montante da ponte. A jusante, demorará o seu tempo.

Ah e para que conste, não estou minimamente preocupado se foi por pedido da junta ou cunha do Ricardo Costa.

"penúltimo parágrafo modificado às 15H00"

18 novembro 2008

104 - A guerra continua.

Em 12 de Abril de 2008, questionava-me se teríamos chegado
ao fim de uma guerra.

Infelizmente tal não aconteceu. A guerra continua entre o Governo na pessoa da Ministra da Educação e os Professores, na pessoa de Mário Nogueira.

Parece que estamos numa guerra entre duas pessoas, dois partidos, duas instituições e professores/política governamental.

Todavia todos os portugueses estão a ser envolvidos nesta guerra. Uns que estão contra, outros a favor e os que se abstêm.

Esta guerra está a prejudicar o país e a descredibilizar os beligerantes.

Não será tempo dos Professores e a política se entenderem e deixarem de prejudicar todos aqueles que, directamente, não estão implicados no assunto?

Ou será que teremos de ser nós a EXIGIR que eles se entendam? Sim, porque o país não é só Mário Nogueira e Ministra.

Entretanto vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando

13 novembro 2008

103 - Convívio dos Netos do Avô Vilas


Pois é, pelo 16º Ano, foi possível reunir a família do filho mais novo do Avô Francisco.
Neste ano comemoramos os 98 anos de nascimento de nosso Pai, Avô e Bisavô.
É com muita alegria que, dezasseis anos após o seu falecimento, ainda nos reunimos em seu nome.
O meu obrigado a toda a Família, por mais esta manifestação de amizade e união.

06 novembro 2008

103 – O funcionamento dos órgãos autárquicos.

O cidadão comum, nos quais me incluo, não é parvo nem engole tudo aquilo que lhe querem impingir. Pode é – como acontece comigo muitas vezes – fazer de conta que não percebe. Mas quando o que nos querem fazer engolir é demasiado indigesto, temos de rejeitar a oferta que nos fazem.

Parte desta introdução, tem a ver com as actividades da freguesia. Hoje, na era da electrónica e das nets tudo é acessível, desde que as pessoas tenham a maçada de consultar os locais indicados.

É sobejamente conhecida de todos, a Lei que estabelece as competências e o regime jurídico dos órgãos das freguesias. Também me parece líquido, que os regulamentos ou regimentos, não podem contrariar a Lei, mas serão, eventualmente, um complemento da mesma.

A alguns cidadãos poderá parecer menos dignificante, que a Lei estabeleça, que compete à junta gerir, conservar e promover a limpeza de balneários, lavadouros e sanitários públicos e a reparação de chafarizes e fontanários – a Lei diz gerir e promover, não fazer.

A outros parece-lhes mal que, sendo a junta um órgão colegial – logo as suas decisões são por maioria - se faça representar nas sessões da assembleia pelo presidente, tendo os vogais o dever de assistir às mesmas, sendo-lhes apenas facultado intervir nos debates a solicitação do plenário ou com a anuência do presidente da junta – e, claro, na defesa da honra.

A mim causa-me alguma estranheza dizer na Lei, que os órgãos executivos colegiais têm de realizar, pelo menos, uma reunião pública mensal, às quais deve ser dada publicidade, com uma antecedência de, pelo menos, dois dias úteis sobre a data das mesmas. Sendo obrigatório uma reunião pública mensal e dar publicidade à mesma, parece-me que o legislador entendeu, que estas reuniões são do interesse dos cidadãos eleitores.
Assim sendo, não seria correcto fazê-las a horas que os eleitores pudessem assistir?

Entretanto vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.
Fotografia de: Roteiro Turístico das Taipas

05 novembro 2008

102 - Valerá?

Vale mais uma imagem do que mil palavras...

Caldas das Taipas, aos 5 de Novembro do ano de 2008.