20 março 2009

117 - A República

Temos assistido – quem quer – a alguns episódios, nestes tempos mais recentes, que em rigorosamente nada abonam a nossa democracia.

Desde às denúncias de coisas feias, até aos insultos dos senhores deputados na assembleia da República, passando pelas constantes intervenções públicas, onde a palavra EXIJO é o pão nosso de cada dia, de tudo, lemos, ouvimos e lemos.

Sinto-me defraudado e por vezes revoltado, com a desfaçatez de algumas pessoas que pensam, ao ocupar determinado lugar, que tudo lhes é permitido, ao invés de lhes dar maior responsabilidade na sua conduta.

O episódio dos senhores deputados, onde um manda o outro para aquele lado e o desafia lá pra fora, é o bater no fundo, da casa que deveria ser de exemplo de democracia.

Até quando seremos obrigados a assistir a estas palhaçadas, perante o olhar complacente dos líderes que não viram, nem ouviram? Será que os membros daquela casa, pensam que o povo não vê o seu comportamento?

Com exemplos destes . . .
Vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

05 março 2009

116 - Os prós e os contras

Saiu o Reflexo n.º 153, de Março de 2009. Recebi-o em casa e, como de costume, passei-lhe os olhos na vertical. Costumo deixar para segundas núpcias, a leitura mais atenta.

Deparou-se-me a capa, com destaque para a ex-presidente da junta de freguesia de Sande S. Clemente e futura ex-Conservadora do Paço dos Duques de Bragança.

Seguiam-se-lhe, em primeira página ainda, destaques para freguesias, política, Taipas e desporto. A terminar, como habitualmente, a menina da Soprolar. Passo à segunda página e salta-me à vista, sorridente, o Manel Piteco.

Na página 7, paro a ler o meu textozito, como se não o conhecesse, delicio-me com o polvo assado na brasa, que cada vez se mastiga melhor, passo os olhos pelo que escreve o meu afilhado e leio, em profundidade, o artigo de opinião de Cândido Capela Dias.

Quando da primeira candidatura de Capela Dias escrevi – penso que no Reflexo - que a CDU tinha mostrado respeito pelas Taipas, ao propor como cabeça de lista, um ex-deputado da assembleia da República, ex-Vereador e deputado municipal.

O que achava na altura, continuo a achar. Embora isto possa “aborrecer” algumas pessoas, acho que Capela Dias, apesar de eu não ter votado na sua lista, foi uma mais valia para as Taipas.

Do texto, realço a palermice que muitos aplaudem: No relacionamento Taipas/Sede do concelho e pelo lado das Taipas, ou se está de cócoras ou abertamente contra.

Estas duas posições antagónicas e igualmente estúpidas, só prejudicam as Taipas.

Entretanto vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando