30 novembro 2012

316 - Calças castanhas . . .

Dizem que Monsieur Napoléon, durante as muitas batalhas que travou, usava sempre camisa vermelha. Assim e no caso de ser ferido os seus soldados não se desmotivariam deixando de lutar, ao ver que tinha sido atingido.

Muitos dos nossos contemporâneos agora usam calças castanhas . . . vá-se lá saber porquê . . .

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

315 - E não será verdade ??

Conta-se uma história de um Pai e Filho que andavam no bosque, "sentindo" a cantar dos pássaros. A determinada altura o Pai pergunta ao Filho se não houve outro barulho.  Quando este responde que parece o barulho de uma carroça, o Pai acrescenta que está vazia. Intrigado o filho pergunta como sabe que a carroça está vazia. Responde o Pai:
 - É muito fácil saber por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz.

Na carroça como no povinho. Quem mais grita, mais fala, mais tenta intimidar; quanto mais grosso, prepotente e malcriado; quanto mais quer demonstrar ser o dono da razão e da verdade absoluta, sempre berrando para se sobrepor aos outros é . . . Quanto mais vazia a cabeça, perdão, a carroça, mais barulho faz . . .

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

14 novembro 2012

314 - . . . mas já estou com saudades.

Foto: novaescola.min-edu
No passado dia 31, ao dar Posse aos membros eleitos na Assembleia Geral de 03 de Outubro, dei por terminada, quatro mandatos e oito anos depois, a minha passagem pela Associação de Pais da Escola Secundária de Caldas das Taipas. No entanto, terminado o mandato na APEE, não terminará a minha gratidão e apego à Escola, pois foram oito anos de relacionamento que não se deitam com facilidade borda fora. Nela fui encarregado de educação dos meus filhos, membro da AP, do Conselho Geral Transitório, do Conselho Geral e aluno das Novas Oportunidades. Nela, lidei com GENTE que no dia a dia dá o seu melhor para esta Escola atingir o nível de excelência que hoje tem. Conheci e interagi com GENTE que põe toda a sua experiência e saber ao serviço da Escola e dos seus Alunos. Que sente a Escola e as Taipas como a sua família e a sua casa.

Por isso, pelos anos que andei por aí, pelas amizades que criei, pelos conhecimentos que adquiri e pelos  que me obrigaram a descobrir em mim próprio, é que, apesar de ter de lá saído há poucos dias, já estou com saudades. E porque tento ser grato/justo envolvo num grande abraço toda esta GENTE, que me proporcionou vivências tão gratificantes.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

10 novembro 2012

313 - Desaparecidos. Em combate ?

Na sexta feira seguinte ao derradeiro Dia de Fieis Defuntos, não apareceu na caixa de correio lá de casa, o Notícias. Não estranhei por causa do dia Santo mas na segunda-feira também não apareceu. Na terça liguei a dar conta do sucedido e a solicitar para nessa mesma semana mandarem também o anterior. Que não - disse simpaticamente a D. Isaura e acabamos a conversa a falar da imensa tristeza que teria o Comendador Antonino e o correspondente das Taipas, caso ainda por cá andassem.

Também o José Eduardo Guimarães informava os Leitores do Expressodoave que ia suspender temporariamente as próximas edições com vista à sua remodelação.

Se estes dois casos me entristecem não me causam, todavia, qualquer perplexidade ou surpresa pois, neste País, está tudo mesmo a fechar.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, vou assobiando.