09 março 2013

331 - Março de 1922, 1949 e 2013.



Março de 1922. Março de 1949. Março de 2013.

Nascimento, fixação nas Caldas das Taipas e 91 anos após o nascimento. O dia 9 de Fevereiro de 2013, não é data que queira memorizar.
Guardo as suas qualidades, as suas convicções, a sua entrega. O seu gosto de viver e a sua presença nas minhas horas de ansiedade e sofrimento. E nas minhas horas felizes como a que a fotografia documenta.
Guardo na minha memória a penúltima vez que estivemos juntos, quando o fui buscar a casa para o acompanhar a uma assembleia geral das suas Termas e da última, em 24 de Dezembro, quando o visitei rodeado de alguns elementos do seu Estado-Maior.

Várias vezes, conversando, tive oportunidade de colher alguns dos seus ensinamentos de vida. E também ouvir algumas reprimendas, nomeadamente quanto aos meus anseios para a toponímia Taipense.

Pai e marido dedicado, plenamente correspondido, tinha na Família a sua grande alegria e orgulho. Nas nossas poucas conversas nunca se queixou de nada, mas notava-se a tristeza nos olhos - e tê-la-ia no coração - por algumas injustiças de que a Família foi alvo.

E eu vou andando por aí . . .