31 dezembro 2014

411 - Os compromissos

Eu não tenho compromissos com aqueles que fazem o favor de ler este blogue - compromissos têm os "nossos políticos", e esses não os cumprem. Aliás "os políticos" não cumprem praticamente nada do que prometem, mas como eles quando prometem estão em êxtase, tudo lhes é perdoado. E depois quando alguns menos descumpridores fazem alguma coisa, os intelectualmente desonestos nada dizem e não dão a mão à palmatória.

Nesta classificação de desonestos e de menos descumpridores, não me estou a referir a promessas não cumpridas ou cumpridas de e para 2014. Não me estou a referir a lares prometidos e cumpridos ou a lares prometidos e descumpridos; não me estou a referir a arranjos urbanísticos e repavimentações de vias; não me estou a referir a obras "de fundo" cumpridas ou descumpridas. Não me estou a referir a nada de concreto: é tudo em abstrato. Mas se quiséssemos fazer uma análise intelectualmente honesta, hoje, ao terminar o ano, seria altura de recordar o que nos prometeram e o que fizeram. E, acima de tudo, de recordar para memória futura aqueles que prometeram e fizeram e os que prometeram e não fizeram.

Boas entradas para todos e um menos mau 2015 - sim porque por muito que os desonestos intelectualmente teimem em branquear - o 2014 foi um ano mau. Mesmo muito mau.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

23 dezembro 2014

410 - O CART comemorou 40 anos.

A Direção do CART - Centro de Actividades Recreativas Taipense, decidiu assinalar os 40 anos da coletividade com uma manifestação artística e desportiva no domingo e ontem com um jantar de confraternização. Nesse jantar com entidades autárquicas do concelho e da freguesia e desportivas do distrito, marcaram presença muitos atletas, dirigentes e treinadores.

Também alguns dos que fazem parte deste Clube desde a sua fundação e outros que nos tempos seguintes marcaram, com a sua passagem, a coletividade, associaram-se a este evento. O Conselho Eleitoral com apenas uma ausência esteve presente; dois dos responsáveis pelos tempos idos do Voleibol e o grande responsável pela implementação e consolidação do Hóquei quiseram participar desta festa, que também é sua.

Notei a ausência de alguns que por motivos vários não quiseram ou não puderam participar. Hoje, cerca de uma hora antes desta colocação, fui visitar alguns que não puderam estar presentes: O Julinho, o Quim Jorge e o Jojó Miranda, homens da primeira hora. Para eles, nesta hora de comemoração, vai o meu sentimento de saudade.

A terminar, o meu agradecimento a todos aqueles e aquelas que abnegada e desinteressadamente, dão o seu contributo para a manutenção e progresso deste Clube. E para as suas famílias, que se vêm privadas da sua presença. Com o devido respeito, faço minhas as palavras do senhor vice presidente da câmara, em relação ao Clube e à atual Direção. Cito de cor: "O CART - ao contrário de muitos - dá mais do que pede".

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

07 dezembro 2014

409 - E muitas décadas se passaram . . .

Numa altura em que, cada vez mais, a "política" neste País me deixa desesperado, hoje apetece-me divagar sobre coisas positivas, coisas BOAS, que se passaram ontem mas que, afinal, já têm anos até dar c'um pau. Por inerência do cargo, tive o privilégio de presidir ao Encerramento das Comemorações dos 91 anos do Clube de Caçadores das Taipas. Apesar das dificuldades dos últimos anos - e que prevalecem - este clube consegue movimentar duas centenas de jovens em formação. A formação em criança, desde que bem acompanhada, pode e deve dar os seus frutos, de maneira a não assistirmos nos anos vindouros à vergonha que são hoje aquelas e aqueles, que dizem governar o País. No próximo dia 23 comemora-se, o que se convencionou ser, a data da Fundação do CART - Centro de Actividades Recreativas Taipense, clube com menos cinco décadas que o citado anteriormente, mas que mantém na formação da juventude, o seu ponto de honra, educando homens e mulheres, que poderão ser o futuro deste País. Assim os permitam ser.

O C.C.Taipas com 91 anos e os 40 anos do CART, são dois marcos importantes para a Vila, que se pode sentir orgulhosa, das mulheres e homens que ao longo dos anos lutaram - desinteressadamente - pela sobrevivência destes clubes. Hoje, as equipas diretivas do João Pedro Ribeiro, no C.C.Taipas e do António Lima Pereira, no CART são o exemplo desse esforço hercúleo de pessoas que, sem querer nada em troca, sacrificaram o seu descanso e a sua vida pessoal, por algo que muito os dignifica e a que a sociedade taipense muito deve.

Que o exemplo destes homens e das suas equipas diretivas, assim como dos seus antecessores, seja aproveitado por quem - ao contrário deles - tem obrigação de lutar pelo bem comum.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.