12 maio 2016

446 - Nem só de jogadores . . . e treinadores, vive o futebol.

Foto: Google.
Compreendo o Dr. Barroso. Mas, apesar de o compreender, não sou daqueles que acham que para se ganhar vale tudo. Há coisas que prefiro perder, a ter de suportar outras para ganhar. Nomeadamente o querer a vitória do "inimigo", tornado "amigo", só para satisfazer as nossas pretensões. Gosto mais de ganhar pelos próprios meios.

Nestes últimos tempos tenho lido "comentadores" que me perplexam. Malas para cá, malas para lá, lances duvidosos, compras de árbitros, compras de jogadores. Estamos num país onde tudo se compra. Há dinheiro para tudo: para subsidiar colégios privados, "ao pé da porta" de públicos semi-vazios; para pagar salários/reformas astronómicas, independentemente da competência dos visados; manter gente que nada faz, nem fez. Em contraponto, aumentar um SMN de uns míseros quinhentos euros, cai o Carmo e a Trindade.

Mas, voltando ao tema do início do comentário, o Benfica está na iminência de se tornar Campeão Nacional pela terceira vez consecutiva. Muitos apontam este feito ao Rui Vitória; outros ainda pensam que anda por lá o dedo de Jesus (a começar pelo próprio); outros que foram os árbitros e o colinho (aquele senhor que preside ao SCP nas horas em que não incendeia a confusão no FB); outros que se deve ao bom lote de jogadores; etc, etc, etc.

Eu pela minha parte acho que o trabalho da presente época, se deve aos pontapeadores da bola e ao treinador que os escolhe jogo a jogo. Mas, essencialmente, a um presidente que soube dizer não a um treinador e escolher outro, a quem deu plena confiança, numa altura em que quase toda a gente o queria ver a léguas. É bom que as pessoas não esqueçam o que disseram de Rui Vitória em Outubro passado. Este presidente para mim só tem um defeito: o estar rodeado de alguns pretensos benfiquistas e "comentadores", que andam a mais no desporto.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, vou esperando pela vitória no próximo domingo.