31 dezembro 2016

466 - Bom ano (não é) para todos.

Foto: Minha tirada ao JN
Hoje pela manhã, como faço habitualmente, fui tomar uma cafezada ao café do Tónio. O Jornal de Notícias, entregue pela manhã pelo Toninho da Cozinheira, estava a ser lido pela mulher do Jó que, depois de o ler, entregou-o à minha mulher. Esta, depois de o ter estudado, deu-mo para passar uma vista d'olhos.

A notícia da foto saltou-me aos olhos, salvo seja, e causou-me estupefação. Uma pipa de massa para nove câmaras todas da mesma cor e as outras, de outras cores, nada, dizia a crónica. Dou - por gostar deste governo - o benefício da dúvida ao critério utilizado. Pode ser critério e pode ser correto, mas que me cheira a esturro, isso cheira.

Depois de ter assistido à Assembleia de Freguesia de ontem e ao tomar conhecimento do que a Câmara de Guimarães já investiu e vai ainda investir no próximo ano, na minha santa terrinha, não posso deixar de manifestar o meu contentamento por termos a Câmara que temos. Olha se o exemplo - a ser verdadeira a notícia - fosse seguido no concelho!

Por falar em AF. Continuamos na mesma. Só conversa fiada para iludir o povão. Continuamos a assistir a asneira em cima de asneira e bota culpas em cima de bota culpas. Admirei o presidente da AF pelo estofo em aguentar tanta verborreia. Então a reta final!!!

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

29 dezembro 2016

465 - Para todos um Bom Ano.

Foto: Quim Vilas
Embora ainda não tenha lido nada na Comunicação Social (CS) vi na porta da Junta que, nos termos da Lei, amanhã temos a última Assembleia de Freguesia (AF) Ordinária deste ano. Uma boa maneira de acabar o ano e se tudo correr como previsto, lá estarei.
Embora não tenha lido nada na CS recebi uma carta a comunicar que no próximo dia 4 de janeiro teremos uma AG da Taipas Turitermas, esta Extraordinária. Uma boa maneira de começar o ano e se tudo correr como previsto, lá estarei.

De repente dou comigo a pensar: Que engraçado! Acabo um ano e começo outro, com duas AG(F)'s de duas entidades importantes para as Caldas das Taipas. E, curiosa e infelizmente, duas entidades de costas voltadas, ou, pelo menos, com diferendos latentes.

Pergunto: por que razão as pessoas teimam em arranjar problemas em vez de soluções e não conseguem coabitar pacificamente? Como por exemplo no meu local de café quase diário: o Tónio, dono do Café do Tónio, é um benfiquista assumido e, no entanto, à entrada do seu café, tem dois símbolos do Sporting. Quem havia de dizer: Da Charneca - ou Pinhel como eu gosto de dizer - vem o exemplo.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

25 dezembro 2016

464 - A todos um Bom Natal . . . p'ra mim.

Não sou adepto das frases feitas e ditas/escritas sem grande sentido, mas sou, por outro lado, acérrimo defensor dos - BONS - usos e costumes. Assim quando nestes dias mando alguma sms via telemóvel a relembrar o Natal escrevo, normalmente, com o coração. Mas, para escrever a todas as pessoas que gostaria, passava horas agarrado ao telemóvel e, como tenho os dedos grossos, a iniciativa torna-se muito difícil. Assim vou socorrer-me deste sítio para o fazer.

Desejo que me possam acompanhar em muitos anos de vida todos aqueles de quem preciso. Egoísmo? Talvez. Mas não posso viver sem muita gente, não só a Família mas imensa gente. Quero ao meu lado para me apoiar: o meu Médico de Família, o Café do Tónio, o Augusto do Talho, o Pão da Padaria, os Mercados Tradicionais ou não, a casa daqueles onde bebo uma cervejinha depois da caminhada ao AvePark. Das pessoas por quem passo na rua e - mesmo não andando em campanha eleitoral - os saúdo e me saúdam; daqueles que me cedem passagem na passadeira e daqueles a quem eu cedo passagem e não se passeiam na passadeira; daqueles que não me agradecem por ceder passagem nos cruzamentos e daqueles que, não querendo facilitar a circulação, não me deixam passar e param em cima do cruzamento; daqueles que, estacionando em cima do passeio, impedem a minha passagem quando peão.

Preciso de toda a gente, mesmo daqueles de quem não gosto, quanto mais não seja para os poder criticar. Ah e gosto das Taipas. Gosto mesmo muito das Taipas. E por isso também gosto daquelas e daqueles que a preservam; que a tratam como se de sua se tratasse, mas que nunca esquecem que É DE TODOS; que tratam e cuidam das Associações e Instituições, como se fossem suas, mas apenas a pensar no bem comum que elas proporcionam.

Quero todos a acompanhar-me por muitos e muitos anos e, quando for desta p'ra melhor, quero que os poucos que forem ao velório se lembrem das coisas boas e más que fizemos: das asneiras da primária; das viagens a carregar livros para Guimarães; dos Psictos, dos Cajas, do GAAT e do CART; das Provas de Perícia; do Campeonato Regional de Iniciados de Automóveis de 1980; dos Torneios de Futebol de Salão do CCTaipas e do CART; da passagem pelo Externato Carvalho Araújo; da "Nova Oportunidade" que me deram na ESCT; dos maiores de 23 da UM; da Ciência Política da UM; das diversas Associações; da passagem (mas não da expulsão) dos Bombeiros; das Empresas onde trabalhei. Já viram a conversa de velório que isto dava? E do pessoal do teatro, quantas histórias a contar!!! E dos Reis mal cantados e bem comidos? E do murinho da GNR? E das noites a dar cabo da cabeça do Piteco?

Bem, espero que o Padre Agostinho seja condescendente quando presidir ao cortejo que me há-de levar para aquele sítio onde ninguém quer ir e ficar, mas se imponha e não deixe o povo portar-se mal. Pode contar com o Delfim, para o ajudar.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando. Feliz Ano Novo.

03 dezembro 2016

463 - As lembranças dos nomes de quem.

Foto: CCTaipas
Esta fotografia foi feita numa noite em que me encontrava particularmente satisfeito, porque o Clube de Caçadores das Taipas comemorava os seus 93 anos de existência ao serviço da comunidade e servido por homens dessa mesma comunidade. Nas pessoas dos presidentes de direção da primeira metade do século XX, foram homenageados todos aqueles que, ao longo dos anos, serviram o Clube e tornaram possível festejar os noventa e três.

Sempre fui adepto das homenagens das pessoa em vida. Recorrer a homenagens póstumas, só as compreendo pela impossibilidade de as mesmas serem realizadas na altura certa. Foi o caso do Dr. Alfredo Fernandes quando o Clube comemorou 90 anos e agora os presidentes que se lhe seguiram, segundo os dados possíveis de recolher pela direção do Clube: João Batista Sampaio, Artur Batista Sampaio e Laurentino Rodrigues.

Ao ter a felicidade de tomar parte nestas homenagens, uma vez mais me veio à lembrança uma Associação e uma personagem que nunca foi homenageada por ela. Estou a referir-me à Associação Bombeiros das Taipas e à personagem Manuel de Sousa Marques. A este, com a sua teimosia e determinação e o ter envolvido o Governador Cívil de então, se deve a construção do Quartel ansiado por todos. O Dr. Fernando Alberto tem uma simples placa com o seu nome à entrada do Salão Nobre, mas Manuel de Sousa Marques nunca foi alvo da recompensa a que tem direito. E eu, que até fui corrido dos Bombeiros durante a sua presidência da direção, até posso falar/escrever sem qualquer conflito de interesses.

E eu vou andando por aí e, sempre que achar oportuno, vou assobiando.