25 fevereiro 2017

477 - Porque será?

Por razões que a - minha - razão desconhece a news letter (penso que se escreve assim) do jornal Público, cai-me todos os dias úteis, não no prato da sopa mas na minha caixa de correio, que está consignada como "E-mail de lixo" e com o aviso "Esta mensagem foi identificada como spam. Iremos eliminá-la após de 9 dias". Algumas vezes cliquei onde diz "Mostrar conteúdo bloqueado" mas, posteriormente, achei que era melhor não me mostrarem nada, pois as notícias cada vez são menos notícias e mais mexericos e artigos de opinião.

Efetivamente os senhores que andam "na política" gostam de dizer que "os portugueses têm o direito de saber, de ser esclarecidos" pelo que criam comissões para apurar factos relevantes para o País e de comichão em comichão ficamos sem saber nada, pois os relatórios das ditas comichões, servem apenas para os senhores "políticos" se coçarem mutuamente. Os resultados das ditas cujas, nunca ninguém os viu/ouviu/leu. É um desfilar de personalidades e mais personalidades, gastar rios de tinta e de cassetes de gravações e no final, nada.

Agora destas "notícias" e mexericos alguma coisa ficamos a saber: Salvo RARAS EXCEÇÕES, todos estes senhores têm rabos de palha, apesar das culpas morrerem solteiras. Vai daí, mexerico por mexerico, mais vale ler naquelas páginas onde eles são verdadeiramente assumidos.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Nota Final: Para quando a notícia dada por aqueles que berraram contra as não obras da EB 2,3 e que queriam apenas o remendo, dizendo à comunidade que afinal vão ter escola nova? Ou isso não é notícia? Ou a notícia é apenas o bota abaixo?

17 fevereiro 2017

476 - No fundo.

Foto: Google
Quando pensava que esta semana já tinha sido pródiga em desgraças nacionais suficientes, sim, porque baixarem défices, desemprego e outras coisas mais não são de interesse nacional, pois este apenas se debruça sobre sms e outras merdices tipo Comissões de Inquérito que nunca dão em nada, exceto em exposição mediática, horas extras e televisões a passar horas a fio a mesma conversa, veio agora o senhor Presidente Aníbal Cavaco Silva colocar a cereja no topo do bolo.

Então não é que o senhor que foi presidente da República uma década, depois de ter sido primeiro ministro outro tanto tempo, que mercê do cargo continua com estatuto especial nomeadamente carro, motorista, gabinete e não sei que mais, veio agora publicar um livro que - segundo ouvi em alguma Imprensa Especializada (em mexericos) - o senhor Presidente da República, dá conta das conversas privadas que manteve com os primeiro-ministros, nas habituais reuniões privadas e de assuntos de Estado? Conversas que não eram públicas nem objeto de "comunicado final" por serem sigilosas e onde apenas o senhor Presidente podia ter o tal caderninho e agora, por razões que a própria razão desconhece, publica um livro com essas conversas?

Eu devo ser muito burrinho por achar isto um ato com "pouco sentido de Estado" e devo ser o único, dado o manancial de gente importante que estava presente no lançamento do livro.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, vou publicando às sextas feiras e outros dias.

13 fevereiro 2017

475 - As verdadeiras, boas, notícias.

Foto: JMR-CCTaipas
Ontem fui ver o jogo do Clube de Caçadores das Taipas a contar para o Campeonato Pró Nacional da A.F. Braga. E fiquei contente. Não apenas por ter acompanhado e feito as "honras da casa", como me competia, ao Deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga, nem tão pouco pelo meu grande amigo Delfim Duarte que andava arredado dos encontros dos Caçadores. Ah e - pasme-se - nem especialmente pela saborosa vitória por 3 bolas sem resposta. Não. A melhor parte estava reservada para o intervalo.

Conforme nota de Imprensa  - que aqui agradeço ao vice-presidente de Comunicação e Imagem que sempre me inclui nestas notas - foram distinguidos 41 atletas da Formação do Clube, pelo bom desempenho escolar que tiveram, demonstrado que é possível conciliar este bom desempenho com a prática desportiva.

Para os Associados e Simpatizantes, nos quais me incluo, normalmente é ponto de destaque as vitórias das equipas principais. No entanto, a área de Formação, não sendo tão seguida como a outra, é um dos pilares fundamentais para a longevidade dos Clubes. E é um trabalho muitas vezes desconhecido do grande público e pouco acarinhado. No entanto, nos dois clubes desportivos mais representativos das Caldas das Taipas, este trabalho é feito com seriedade pelo que, o trabalho dos seus dirigentes e colaboradores deve ser enaltecido.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

10 fevereiro 2017

474 - As Caldas das Taipas mexe?

Foto: RFXDigital (editada)
Alguns Meios de Comunicação Social (MCS) dão algumas notícias sobre a nossa terra. Algumas agradáveis, outras sem conteúdo e outras que dão vontade de rir. Antes de me espalhar neste comentário gostaria de dizer duas coisas:

Coisa um: a opinião é minha e não é coincidente com todos (felizmente, abaixo os unanimismos)  e com o risco até de nem ser com ninguém, mas como costumo dizer é minha (a opinião) e meu (o espaço), pelo que...
Coisa dois: incluo em (MCS) tudo que bole com opiniões/notícias, neles incluído jornais nacionais, regionais e locais, pasquins, sítios da internet, blogues, facebooks, comentários, etc,etc,etc,.

Ponto prévio lançado, vou ao que aqui me trouxe. Começo com uma notícia no renovado RFXDigital sobre a Coligação Juntos por Guimarães (JpG) e do vereador André Coelho Lima. Segundo o mesmo MCS "o candidato do PSD (...) reclama para si (...) a requalificação (...) de Caldas das Taipas ter sido colocada na agenda política e reafirma que, para a coligação, este é (...) um assunto prioritário, lamentando que a Câmara (...) não tenha conseguido iniciar a obra, em quatro anos. Garante ainda que a nova Avenida da República será uma realidade no próximo mandato."

Outro vereador numa coluna de opinião no mesmo RFXDigital - Ricardo Araújo, reafirma que foi a candidatura JpG à Câmara "bem como (...) à Junta de Caldelas" a defender publicamente "um projeto de requalificação para a Avenida da República e restante Centro Cívico das Taipas". Termina esta sua opinião no RFXDigital esperando que "a discussão pública contribua para que o projeto final saiba articular (...) a renovação (...) com a funcionalidade devida para quem lá vive, trabalha e circula, "pensando nas pessoas em primeiro lugar"".

Lidas a notícia e o artigo de opinião tirei duas conclusões (atenção ao "Coisa um"). Deixando para segundas núpcias o quem é o pai da criança, estou completamente de acordo com a última parte do artigo de opinião de Ricardo Araújo. Apesar do projeto já estar em discussão há muito tempo e ter sido apresentado duas vezes publicamente, deve ser objeto de maior esclarecimento público com informação pormenorizada, mesmo que estas informações atrasem o projeto para além do tempo desejado pelo presidente da Câmara.

Quanto à paternidade da criança, bem, aí achei imensa piada. Será que alguém me vai agradecer, por não ser feito um remedeio na EB 2,3 das Taipas e se fazer uma obra de raíz?

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.





08 fevereiro 2017

473 - O não do Notícias do Café do Tónio.

Como quase sempre, hoje fui tomar o cafézinho ao café do Tónio (é quase como "Vou ali ao pecebelho"). A mulher do Jó estava a sair pelo que deduzi que o Notícias estaria vago pois, àquela hora, apenas o Francisco Matos lá costuma estar mais o Nuno da Aninhas Cartola, mas esses são adeptos do "A Bola". Entrei, pedi o café ao Tónio - uma maneira de ele parar de fazer o sodoku e largar o jornal - e comecei a ler os títulos e algumas notícias que me poderiam interessar.

Constatei duas realidades. Ou melhor, reservo dois assuntos. Melhor ainda, reservo um assunto e um não assunto. 
Assunto: Li que um tribunal condenou a, salvo erro, três anos um presidente de câmara porque, no final do mandato, veio embora da autarquia e trouxe o Ipad que lhe esteve distribuído durante o mandato. Obviamente que o senhor não tinha nada que trazer o equipamento da autarquia, mas condenado a prisão pelo desvio que foi... que faremos a outros.
Não assunto: Procurei a notícia sobre a via estruturante ao Ave Parque e outros empreendimentos anunciados ontem pelo ministro da tutela e pelo primeiro ministro e... nada. No Notícias do Tónio, não tinha a notícia ou então, não era notícia.

Vim para casa e procurei na internet. Algumas notícias sobre o assunto já estavam publicadas com data de ontem e hora não muito tardia. O Notícias não foi ao Entroncamento eventualmente com medo de algum fenómeno. Ou então a notícia não era importante. Bem...

Eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

02 fevereiro 2017

472 - O que ontem era verdade, hoje... continua a ser verdade.


Este excerto foi retirado dum jornal nos finais do último ano, do último quartel do século XX. De repente, e aligeirando as coisa como agora se costuma fazer, apercebi-me que o notícia já vem... do século passado.

De lá para cá as coisas, ou seja o tema que deu origem à opinião escrita, não sofreram evoluções positivas, pois, tanto quando nos é dado aperceber, a cousa bota pró pior e não pró  melhor. 

Melhor dizendo: se naquela altura não poderia dizer-se, e passo a citar, "(...) que a praia fluvial seria possível com a descarga de esgotos a montante" , agora o assunto está pior pois, quase duas décadas volvidas, os sinais de poluição no Ave são denunciados, e vislumbrados, sistematicamente.

Um destes dias fui de bicicleta ao Zéquinha do sr. Júlio comprar umas pantufas. Vim pelo parque, pelo ribeirinho e passei nas obras do Tojal. No fim da rua deparei com este "Aviso". Li e tirei um retrato, até porque achei o painel muito bonito.

Agora pergunto: como se pode criticar escrevendo uma coisa no século passado e agora botar um painel destes? Algo mudou? Não. Apenas a posição do opinador que era "oposição" e agora é poder. 

Termino citando novamente o escrito no século passado: "O lançamento da ideia (...) da praia fluvial aconteceu com fins puramente eleitoralistas". Quem escreveu... lá sabia o que escrevia.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.