30 dezembro 2006

13 - Escolhas a Martelo...

Desde que dele tive conhecimento, sou Leitor do Blog “bandeira-vermelha.blogs.sapo.pt/”, propriedade de Rogério Silva, um habitante da n/ Vila que, como ele próprio diz, “…não bebi da famosa água da fonte do leão. Mas não vim para as Taipas (…) nem de pára-quedas por mera casualidade, vim para as Taipas após casar e por pura opção.” Conheci-o como Director do CART, como elemento da Comissão de Pais da Escola da Charneca, como colaborador de algumas actividades da Vila e, mais tarde, como membro do PCP e concorrente à Assembleia de Freguesia de Caldelas, pela CDU. Assenta como uma luva, o que escrevi no Jornal Reflexo, edição n.º 2 de Março/Abril de 1994, num Comentário ao Plano Director Municipal. “Este comentário, não é um ataque à Junta de Freguesia (…) mas será antes uma opinião de um Taipense (…) que não caiu de paraquedas como muitos, contra os quais nada tenho a opor, desde que, se integrem no meio e não, desintegrando-o, o queiram modificar à sua imagem e semelhança”.
Efectivamente Rogério Silva integrou-se no meio e tem dado o seu contributo para a Vila. Mas a razão desta “Escolha a Martelo”, tem a ver com uma inovação. No blog, tem as suas intervenções na última Assembleia de Freguesia. Pena é, que todos os intervenientes nessas Assembleias, não tenham o mesmo cuidado e respeito pelos eleitores.

29 dezembro 2006

12 - Avô Francisco

29/12/1928: Noticiado na imprensa local, que Francisco Oliveira proprietário do Hotel Vilas, distribuiu pelo Natal aos pobres da povoação a importância de 500 escudos, proveniente da percentagem de 1% cobrado aos hóspedes. “in Reflexo Digital – Efemérides”.
Na rubrica efemérides, do Reflexo Digital, aparece esta notícia sobre o primeiro Vilas das Taipas. Nos anos de casado do primo Custódio, estive na casa dele e conversamos sobre coisas do passado. Nessa altura, teceu muitos elogios ao nosso Avô e Tio dele. O que pouca gente sabe, ou não quer saber, é que Francisco de Oliveira, fez parte da Comissão de Iniciativa da Junta de Turismo da Estância Termal das Taipas, juntamente com Alfredo Fernandes, médico das Thermas e Joaquim Ferreira Monteiro, farmaceutico.

23 dezembro 2006

11 - Boas Festas


Para todos os Vilas, principalmente aqueles que não terei oportunidade de o fazer pessoalmente, desejo um Bom Natal e um Bom Ano de 2007. Para aqueles que recentemente sofreram perdas, concretamente aos Vilas de S. Martinho do Campo e do Alvite, manifesto a minha solidariedade. A vida é composta de coisas boas e coisas menos boas, mas, nas alturas menos felizes e de desânimo, devemos ter em mente, os bons momentos passados com aqueles que nos deixam. Um Bom Ano para todos.

18 dezembro 2006

10 - José Francisco

Pois é, depois do aniversário da Vilas mais antiga, eis que outro Vilas, nascido passado quatro dias, também comemora o seu aniversário. José Francisco Peixoto de Oliveira, filho primogénito de José Oliveira, governador civil das Taipas, faz hoje, não vou dizer quantos, anos. Ao primo Zé Francisco, um abraço apertado.

13 dezembro 2006

9 - JOANA, sejas bem vinda...

Este comentário de hoje, é para fazer uma adenda, ao comentário n.º 2 . É que os Vilas aumentaram. Nasceu ontem, dia 12 a Joana, filha da Teresa e Neta do Tó Vilas. Por acaso, nasce no dia do aniversário de outros dois familiares. Que seja bem vinda ao clã. E já agora um aviso à navegação. Não se esqueçam, que no próximo sábado, vamos comemorar o Aniversário, da Vilas mais antiga, mas muito bem conservada.

09 dezembro 2006

8 - Séniores do CART, RIBAram n(d)o AVE






Num jogo empolgante, a equipa de Hóquei em Patins do CART, achou que era altura de acabar com as derrotas tangenciais, que vem averbando e conseguir a sua primeira vitória no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e logo frente ao Riba d'Ave Hóquei Clube, 1º classificado no campeonato e que somava seis vitórias e um empate. É hora de mudança, pois esta equipa merece muito mais. Parabéns aos jogadores, aos técnicos, ao António e ao sofredor José Salgado Leite.

06 dezembro 2006

7 - O Primo Custódio...


O primo Custódio (e a prima Maria, também) faz 56 anos de casado, no dia da Senhora da Conceição. Não é qualquer casal que vive junto tanto tempo, cria tantos filhos e vive da maneira que eles o fazem. Porquê neste blogue, esta noticia própria das revistas cor de rosa? Porque o meu primo Custódio, é filho do Ti Manel, irmão de meu avô, e só não é Vilas, porque não calhou. Quando o Avô Francisco, tomou o Hotel de trespasse, poderia ter sido o Ti Manel, que era, segundo dizem, um óptimo cozinheiro. Mais tarde, passou para guarda do Parque de Turismo, onde, no Verão, passava as noites a dormir “no motor”, não fosse faltar a água para abastecer a Piscina. No Outono e Inverno, deambulava pelo Parque e corria atrás dos sobrinhos e outros, que andavam a varejar os castanheiros e a partir árvores.Daqui um grande abraço de parabéns – que faço questão de dar também pessoalmente – ao Custódio e um obrigado pela sua conduta de vida, em tudo exemplar.