![]() |
Foto: Europa.eu |
A classificação parece que foi utilizada pela primeira vez em referência ao Muro de Berlin. A sua queda tem pouco mais de uma vintena de anos e foi um marco histórico para a humanidade. Entretanto outros muros se foram construindo pelo Mundo, esquecendo-se a vergonha que foi o de Berlin.
Além dos vergonhosos muros, que por o serem físicos, eram visíveis e incómodos, outros há que embora invisíveis, são mais perniciosos e malévolos que os outros: Porque não se vêm, apenas se sentem e, portanto, mais perigosos que aqueles. Nas Caldas das Taipas existe há uns tempos a esta parte uma coisa dessas que quer obrigar a que se formem dois blocos. E todos aqueles que não queiram fazer parte de um deles, são apontados a dedo como pertencendo ao outro. E sentem-se incomodados. E com o passar do tempo, já começam a pensar se realmente não estará na hora "de cair" para um dos lados, mesmo não querendo.
É uma autêntica vergonha este muro e, actos recentes demonstram-me, até daqueles de quem menos se espera ajudam na sua construção. Que Taipas esta!! Quem te vi(ve)u e quem te vê!!!
E eu vou andando por aí e, por convicção, vou ignorando o muro.