22 fevereiro 2012

260 - Frios e os calafrios.

Foto:RFX(trabalhada)
Eventualmente, mercê do frio que apanhei na semana passada, na segunda "em Longos" e na terça no mesmo local e em "Terras de Sande", tenho andado por casa desde faz hoje precisamente oito dias, de onde apenas saí para visitar o Médico de Família e fazer exames complementares de diagnóstico. A vontade de ler notícias e fazer seja o que for é pouca, mercê desta maleita que, parece, começa a desaparecer.

Assim, apenas ontem li que um nosso conterrâneo tinha sido distinguido pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, em reconhecimento por um trabalho de investigação onde o menisco e a engenharia de tecidos andam metidos.

E aí está, mais um dos nossos em destaque, mais um nome Taipense, neste caso o Hélder Pereira, a colocar-se num lugar de excelência. Um motivo de orgulho para ele, família e para todos os Taipenses.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.




15 fevereiro 2012

259 - O Mestre José Gomes

Filho de Isildo Maia Gomes e Manuela Castro, José Gomes andou pela ESCT de 2001 a 2004, tendo depois rumado ao Algarve e à UM para se licenciar em Estudos Portugueses e Lusófonos. Depois de uma Pós-graduação em Mediação Cultural e Literária, no ano passado seria a vez do Mestrado.

Muitos portugueses terão um percurso académico similar ao do José Gomes. Todavia a sua Tese de Mestrado foi sobre “Os Banhos Velhos” e aí o caso muda de figura.

Pegar em alguma coisa nossa e dar-lhe a notoriedade de uma Tese, é algo que, presumo, nunca ninguém tinha feito. O José Gomes deu importância a algo que é nosso e colocou-a em lugar de destaque. Por isso as minhas felicitações e o meu obrigado pelo arrojo.

E eu vou andando por e, sempre que aparecerem coisas positivas, também as vou comentando.

13 fevereiro 2012

258 - Hoje e amanhã

Hoje e amanhã não publicarei nada neste blogue.
É uma forma modesta de prestar a minha homenagem a quem sempre foi gentil comigo e que, desassombradamente, sempre escreveu o que lhe apetecia.

6 - Os amigos da escrita:
"Tinha a gentileza de comentar os meus sarrabiscos e, quando alguém me atacava, era o primeiro a manifestar-me solidariedade e incentivar, a não mandar a albarda ao ar."

12 fevereiro 2012

257 - Ainda é cedo . . .

"Não houve intenção de afrontar o Governo"


Obviamente. Ainda é muito cedo para cuspir no prato da sopa . . .

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

10 fevereiro 2012

256 - Apesar de tudo . . .

Foto: JNDigital (trabalhada)
Apesar de grandes feitos que lhe serão (digo eu) reconhecidos pela maioria de pessoas o Juiz espanhol Baltasar Garzón foi impedido de exercer magistratura durante 11 (onze) anos.

Comenta o seu Advogado, esta decisão do Tribunal Supremo de Madrid com a frase:
"(...) uma vida dedicada à magistratura e de repente dizem-te que acabou tudo ..."

Pois é, as Leis são para cumprir mesmo que pareçam injustas. E também, por muito justas que sejam as nossas homenagens e o trabalho das pessoas/instituições, quando as louvamos/homenageamos, devemos ter em atenção a Lei e termos sempre presente que, os fins não justificam os meios . . . nem AS TRAPALHADAS.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

05 fevereiro 2012

255 - Completamente de acordo . . .

Foto: DN Digital (Editada)
Não posso estar mais de acordo com o ex-conselheiro de Estado e ex-Presidente da câmara de Cascais.

"Fim da tolerância (...) é um "erro crasso""

Não me refiro à de ponto mas sim e apenas à tolerância. Ninguém tolera nada, ninguém é tolerante. Mas se não somos tolerantes somos - isso de certeza - TOLOS.  Mas ser tolo não é ser tolerante e por isso . . . 

Parece-me que este País de brandos costumes, só é tolerante com o que não devia ser.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

04 fevereiro 2012

254 - O neto do Custódio Vilas . . . e do Manelzinho Cunha

No primeiro lugar da fila, temos um taipense que, juntamente com o segundo formaram uma Empresa, que foi notícia na edição n.º 283, de 03/02/2012, do Semanário SOL.

Como fiz nas colocações 241-236-235-234-233 e 231, quando alguém das Taipas aparece em destaque - e eu tenho conhecimento - com muito gosto faço uma publicação.

Esta faço-o com gosto redobrado, não fosse o Pedro, além de Vieira, Vilas também.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou publicando.

03 fevereiro 2012

253 - ... Ouvir as suas opiniões.

Foto:Guimarães.digital
A assembleia de freguesia de S. Torcato - segundo o guimarãesdigital - vai reunir em sessão extraordinária, para debater a reforma administrativa. Diz o GD no texto:

"Segundo o autarca Bruno Fernandes, (...) pretende-se informar a população (...) bem como ouvir as suas opiniões".

Porque será que me causa estranheza, conseguir juntar-se os dois substantivos femininos e o verbo transitivo na mesma frase: POPULAÇÃO - OUVIR - OPINIÃO.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

02 fevereiro 2012

252 - Imagem bonita . . . nas Taipas ?!?!

Foto: Publico.pt
(…) Nuno Sousa (…)  professor na ESAP (…) talvez por isso não quisesse "cair no pitoresco" e tenha acabado (…) a encantar-se pelo parque das termas de Caldas das Taipas e pelos reformados que ali jogam quase diariamente petanca - um jogo importado de França pelos muitos emigrantes locais. (…) "Acabei por encontrar ali uma bonita imagem das pessoas reunidas, quase como um fim-de-semana impressionista", sugere. 

In "ipsilon.publico.pt"


E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.