06 outubro 2014

403 - Por quem Deus . . .

Não tivesse sido roubada tão cedo (1976) e minha Mãe faria na próxima sexta feira qualquer coisa como 93 anos. Neste fim de semana - como em muitas outras ocasiões - lembrei-me dela e recordei duas frases que ela usava habitualmente. Uma, quando eu lhe pedia alguma coisa que ela não podia dar - porque naquele tempo os filhos pouco ou nada pediam aos Pais - dizia para eu repetir com ela:
 - Diz assim: Do que Deus, me há-de livrar! - e finaliza com um "Pronto agora já não te posso dar".

Outra, mais frequente e por muitas razões, sempre que alguém recomendava a outrem que fizesse alguma coisa, que ele própria não fazia ou não fez, costumava dizer:
 - Por quem Deus, nos manda avisar . . .

Pois é. Ontem ao assistir a uma Alta Intervenção nas Comemorações da Implantação da República, não deixei de lembrar minha Mãe: Por quem Deus, nos manda avisar . . .

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

2 comentários:

Rosarinho disse...

Assim como a Avó Sara fez 93 anos no passado dia 10, também fizeste, ontem, 60 anos comemorados por todos nós com grande satisfação e alegria. Não tivemos pena de não passar por tua casa para comer a fatia de bolo que tens sempre para quem por lá quer aparecer, porque este ano foi em grande. E que surpresa!? Caíste que nem um "patinho". Ver a tua cara e a alegria de todos por estarmos a festejar o teu aniversário, foi muito, muito BOM. Um beijo enorme Tio.
Rosarinho

Zeca disse...

O Pai fez um texto achando que seria para colocar no teu blogue. Por isso aqui vai"QUANDO A FAMÍLIA “VILAS” SE MUDOU DAS TAIPAS PARA SANDE, TORNAMO-NOS VIZINHOS, EMBORA O MEU PAI JÁ FOSSE O ALFAIATE QUE FAZIA OS FATOS E OS CALÇÕES PARA OS HOMENS DA REFERIDA FAMÍLIA.
DEPOIS HÁ O DITADO QUE DIZ: “ O DESTINO MARCA A HORA.”
NESTA CASO, MARCOU MAIS DO QUE A HORA. MARCOU DE QUE MANEIRA A MINHA VIDA.
DEU EM CASAMENTO COM A VIZINHA DA FRENTE.
O BENJAMIM DA FAMÍLIA VILAS, ERA AINDA MUITO JOVEM MAS JÁ NA ALTURA ERA MUITO ALEGRE, BEM DISPOSTO E BRINCALHÃO.
CLARO QUE COM ESTES ATRIBUTOS, FOI FÁCIL CONQUISTAR A SIMPATIA DOS VIZINHOS, DE ENTRE OS QUAIS O MEU PAI E A MINHA MÃE, QUE MUITO GOSTAVAM DO QUINZINHO!!!
NO QUE A MIM DIZ RESPEITO, CONFESSO QUE SÓ TENHO MOTIVOS PARA DIZER BEM DO QUIM.
TANTO NO MEU TEMPO DE NAMORO, COMO DEPOIS DE CASADO, SEMPRE SENTI DA SUA PARTE UMA FORTE AMIZADE E, NOTEI QUE FOI COM SATISFAÇÃO QUE ME ACEITOU COMO CUNHADO, FACTO QUE JAMAIS ESQUECEREI.
DEPOIS, HÁ TODA UMA VIVÊNCIA DE PROXIMIDADE E SOLIDARIEDADE. É UMA FAMILIA DE QUE MUITO GOSTO, E APROVEITO O MOMENTO PARA DAR UM ABRAÇO MUITO CARINHOSO À MIRINHA, QUIM “JUNIOR” E SARINHA.
CLARO QUE NEM TUDO FORAM “ROSAS”!!!
HOUVE UM PERIODO EM QUE O QUIM SE CONVENCEU QUE PODERIA VIR A TORNAR-SE UM POTENCIAL FITIPALDI OU NIKI LAUDA, CÁ NAS TAIPAS.
VAI DAÍ COMEÇA A ACELERAR… ALTEROU O CARRO E TORNOU-O NUM POTENTE “MINI”. PROMETIA…
ENTRA EM RALIS E EM PROVAS FEDERADAS.
UM DIA ENTRA EM CASA A COXEAR E PENSAMOS QUE TINHA ARRANJADO ALGUMA, MAS NÃO, DEVIA É TER ENTUSIASMADO O COLEGA A ACELERAR E A BRINCADEIRA SAIU MAL, MAS CORREU PIOR PARA UNS DO QUE PARA OUTROS.
MAIS TARDE, PARTICIPA NO CIRCUITO DE VILA DO CONDE, JÁ COM UMA ELITE DE CORREDORES.
A IRMÃ AINDA TEVE DE LHE ARRANJAR UM ATESTADO MÉDICO À ULTIMA HORA. COMO O MÉDICO ERA AMIGO, OLHOU PARA ELE PELA JANELA E O ATESTADO SAIU PELA PORTA…
FUI ASSISTIR E FIQUEI NA BANCADA DO PRAIA AZUL. É DADO SINAL DE PARTIDA, VÊM TODOS A GRANDE VELOCIDADE E AO CHEGAR À CURVA DÁ-SE UMA GRANDE CONFUSÃO. O QUIM LEVA UM TOQUE, VEJO O CARRO A FAZER PIÃO. FECHO OS OLHOS COM MEDO DO PIOR E LOGO QUE OS ABRI DOU COM O MINI EM SENTIDO CONTRÁRIO. FELIZMENTE TUDO CORREU BEM, MAS NÃO GANHEI PARA O SUSTO.
NOUTRA OCASIÃO, SALVO ERRO, NO CARAMULO, PERDEU O CONTROLO E VAI DAÍ CAIU NUMA RAVINA.
ENFIM, COM TODOS ESTES ACONTECIMENTOS, FALTA DE APOIOS E PUBLICIDADE, O RAPAZ DESANIMOU E ASSIM SE PERDEU UM POTENCIAL PILOTO DE FORMULA 1.
EM CONTRAPARTIDA, ACHO QUE, DADA A SUA CAPACIDADE E PERSISTÊNCIA, UM DIA DESTES VAMOS TER DE LHE CHAMAR SENHOR DOUTOR.
ACHO QUE JÁ ME ALONGUEI DE MAIS, POR ISSO FICO-ME POR AQUI.
AO MEU CUNHADO QUIM, DOU OS MEUS PARABÉNS E FAÇO VOTOS PARA QUE TENHA UMA VIDA MUITO LONGA E FELIZ."
COM AMIZADE
ZECA