12 novembro 2019

518 - Carta aberta a... quem quiser perceber.

Foto: SaraROliveira
Movimentações. Paleios. Conversas. Ribalta. Palco. Necessidade. Traição. Cobardia. Punhalada. Ingratidão.

Palavrinhas a que o dicionário priberam, classifica de "substantivo". E descreve como Palavra que pertence à classe de palavras que designa seres ou coisas, concretos ou abstractos, estados, processos ou qualidades.

Curioso, quando há movimentações, tenho curiosidade de saber donde elas vêm. Normalmente são precedidas de paleios, na penumbra da noite ou de um qualquer lugar escuro. Naturalmente, e dependendo da vontade do paleador, passam a conversas - primeiro em surdina, depois mais em público até atingirem a ribalta, ou o palco que é a sociedade em que vivemos.

Quando estas movimentações surgem, colocado na posição de espectador, analiso-as, mediante os dados em meu poder e mercê dum canudito que me ofereceram lá prós lados de Braga, (não abaixo), questiono-me da necessidade dessas ditas movimentações.

Então, surgem-me outros substantivos. Traição? Punhalada? Ingratidão? Cobardia? Curioso, há cerca de dois anos senti na pele estes últimos substantivos. Senti e ficaram bem cravados. Mas, com a idade e o andar dos tempos, vamos ficando insensíveis a estas coisas. E, claro, a importância delas depende de quem nos tenta espetá-las.

Infelizmente, pelos últimos tempos, tenho reparado que, dois anos volvidos e mudando as personagens, "os substantivos" ainda andam por aí.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

1 comentário:

José Ferreira disse...

Meu amigo não sei se percebi o teu alvo, de qualquer forma em minha opinião é o meu alvo.Com uma vivência de mais de 20 anos como morador dessa Vila tenho uma costela Taipense. De algumas alegrias fui confrontado mas também de algumas tristezas.
Não entendo alguns novos protagonistas que decidem o destino dessa terra, com tanta distancia de quem votou neles, mas com uma postura fingida de quem faz muito sem interesse mas bem atentos aos seus progressos na hierarquia partidária.
Tenho muita repulsa de quem mostra ser aquilo que não é.
Abraço,
José Ferreira