12 janeiro 2020

520 - Partiu um dos MAIS, da minha geração

Nascemos no mesmo ano; convivemos no mesmo Pinheiral; andamos na mesma Escola da cidade.
O Gilinho, sempre foi um dos MAIS, do quarto ano do terceiro quartel do século XX.
Na primária, onde tivemos os primeiros contactos, era dos MAIS desfavorecidos; no recreio foi o MAIS azarento - partiram-lhe a perna a chutar a bola prá frente; passados quatro anos foi o MAIOR classificado e foi "ao prémio"; em Guimarães foi o MAIS classificado, dos poucos que seguimos prá cidade; foi o MAIS rápido - a par de outro(s) a concluir o Curso Geral do Comércio.
Do, e com o, Gilinho tenho muitas histórias. Uma mais ricas outras menos boas. Mas histórias. O Gila sempre andou um passo à frente, em inteligência e conhecimentos, de todos nós. De mim pelo menos. Sempre ombreou com os maiores da EICG: maiores/melhores alunos; mais meninos bonitos ou mais queques, como se diz agora.
Até tinha a ousadia de dançar no Baile, efetuado todos os anos na EICG, enquanto nós, encostados a um canto, sonhávamos "voar nos braços duma bela dama". Passados os anos da Escola, virou pra Pevidém, onde buscava o sustento.
De permeio, conheceu a neta da Zefinha Miranda. Mulher tesa. Responsável pela neta, não lhe dava grande espaço de manobra. Apenas no corredor e... shiu. O gilo até me contou, qual o drama da Zefinha, que um dia o alertou. Isso, fica comigo.
Um rapaz, com uns passos largos, à sua frente. Um dia, numa Assembleia Geral do Taipas, nos anos setenta, os dois sentados lado a lado ao fundo da sala, o Gilinho teve a ousadia de contestar as contas. De lá do fundo, soprou: - Com estas contas, até eu, com o curso geral da Escola, conseguia ter lucro. Claro que ouviu das boas do Padre Manel e eu tive que o fazer aguentar os cavalos, pois o caso poderia dar sério.
Impetuoso, sabedor, amigo, o Gilinho nos últimos tempos foi-se abaixo. Tentou aguentar. Para isso teve o apoio da Fátima, que com quatro "rezas" à sua moda, o conseguia animar. Como ele, passou estes últimos meses em angústia e trabalhos. A sua casa vai ficar mais só e o jardim... vai ter menos um cuidador.

Sem comentários: