04 novembro 2006

2-O porquê deste Blog . . .

Criei este Blog, porque me apeteceu. Há coisas na vida que queremos ter e não temos, mas como nem tudo é mau, há coisas relativamente fáceis de obter. Neste caso concreto, um computador, uma ligação à net e podemos comunicar, à distância de um clic.
Porque quis chamar Vilas das Taipas ao blog? Bem, aí já existe uma razão. É que, juntamente com os meus primos, irmãos, segundos primos e sobrinhos, somos herdeiros do nome, que o nosso Avô, no principio do século XX, tomou, ao passar de Chefe de Mesa do Grande Hotel Vilas, para proprietário do Hotel e arrendatário do edifício, sendo o Francisco "do Vilas" (Hotel), assim como o meu Tio e o meu Pai, herdaram, já não o "do Vilas", mas simplesmente Vilas.
E nós, filhos e netos, assim fomos ficando. Os Vilas, já são alguns - e recomendam-se. Do lado de meu tio, José Oliveira, temos o José Francisco e os seus descendentes José Miguel e Acácio José; o António de Pádua, o filho António José e o neto, Diogo de Santa Maria; Laura Maria tem uma filha, a Eduarda Sofia; por último, Ema Maria, que tem dois descendentes, a Ema Paulo e o Luís Paulo.
Meu pai, Custódio de Oliveira, teve cinco Filhos: Sara Maria, António Pedro, José Manuel, Maria Manuela e António Joaquim. Netos são, por parte do Tó Vilas, a Maria Celeste, que já tem por herdeiros António Pedro e a Mafalda; Teresa e a filha Maria Francisca e a Alexandra. Descendendo do Zé Manel, o José Luís e Sara Maria. Maria do Rosário e Pedro Filipe, descendem da Maria Manuela e eu, tenho dois filhos, o António Joaquim e a Sara Rosa.
São estes os personagens, que podem sentir-se lezados pela utilização do nome, "Vilas das Taipas". Pois bem, hoje dia 4 de Novembro, uma semana antes de comemorarmos o nascimento de nosso Pai e 3 semanas e 52 anos depois de ter nascido, no quarto numero 5 (cinco), da Pensão Vilas, vou dar inicio ao meu blog.
Que a vontade que tenho hoje, me aguente por muito tempo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não pertenço à família "Vilas", só por afinidade, porque sou casado com uma, a Rosarinho. Como já conheço as "personagens", há alguns anos, posso afirmar que efectivamente "recomendam-se".

Anónimo disse...

Alguns Vilas vão confraternizar no dia 11 de Novembro, à passagem de mais um aniversário natalício do Avô Vilas.
Era o Avô que costumava reunir a família nesse dia. Após a sua morte, o Tio Quim não quis que deixássemos de nos encontrar.
A ele um bem haja, por não deixar morrer a tradição.
Até sábado.
Rosarinho

Anónimo disse...

Então que Deus lhe dê forças e saúde para seguir com seu "blog", talvez assim eu possa conhecer melhor a minha familia paternal, e quem sabe algo mais.
Bjs
Alexandra