15 outubro 2009

141 - Terminaram as eleições.


Na noite de Domingo passado ficamos a saber que a larga maioria dos Taipenses quer nos próximos quatro anos, o PSD a governar a freguesia. Logo, a grande maioria dos Taipenses, não quis que a lista apresentada pelo PS, governasse a freguesia. Os Taipenses assim quiseram e, como mandam as mais elementares regras democráticas, assim terá de ser. PSD governa e PS terá de ser oposição responsável, como dizia a presidente do PSD relativamente ao resultado das legislativas.

Também ficamos a saber, que a larga maioria dos Taipenses, queria que o PSD governasse a câmara e fosse o partido mais representativo na assembleia municipal. Mas a larga maioria dos eleitores das 69 freguesias do concelho, preferem que seja o PS a governar e que o PSD seja oposição responsável. Pelo acima exposto não pode oferecer dúvidas a ninguém que nas Taipas o poder é o PSD, no concelho o poder é o PS.

Mas, diz-se, quem tem o poder é o povo. E o povo decidiu está bem decidido. Se o poder é o povo e se o povo maioritariamente assim escolheu, não restará outra solução aos escolhidos, que não seja a de respeitarem a vontade do povo. Ser eleito, não é difícil. O difícil é exercer e interpretar aquilo que é melhor para o todo que representam. Não haverá presidente de câmara do PS e outro da oposição. Não haverá presidente de junta do PSD e outro da oposição. E aqueles que não escolheram a maioria, fizeram-no democraticamente, logo, não serão excluídos, mas tratados como iguais.

Os eleitores conscientes, não terão dúvidas que se avizinham tempos difíceis.
Os eleitos conscientes da sua função, não terão dúvidas, que está nas suas mãos, minorar e ultrapassar as dificuldades que se avizinham. E ao fazê-lo, estão a cumprir a sua obrigação.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

5 comentários:

Anónimo disse...

A fotografia do Dr. Capela Dias porventura não será inocente, e tal como eu, o Sr. Joaquim deve ter ficado com pena do cartão vermelho que o povo lhe mostrou. Injustificadamente.

Anónimo disse...

Meu querido Joaquim Vilas quando diz "Os eleitos conscientes da sua função, não terão dúvidas, que está nas suas mãos, minorar e ultrapassar as dificuldades que se avizinham. E ao fazê-lo, estão a cumprir a sua obrigação", quer dizer cortar as estradas, queimar pneus ou fazer manifs. contra Guimarães e o Toninho Magalhães? É que se for isso, percebo o que o Pastor Tino disse na noite da glória (ver video Rfx digital): ide e anunciai a boa nova! ao que respondeu o rebanho taipense: Amen!

Anónimo disse...

O Sr. diz que "o povo decidiu está bem decidido"...
Acha mesmo?
O povo elegeu Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Fernando Preto, Mesquita Machado, Constantino Veiga, Armando Marques, entre outros...
Acha mesmo que estas escolhas, por serem feitas pelo povo, são, por si só e por isso mesmo, boas?
Desculpe, mas não concordo consigo...
O povo é quem elege os seus representantes e só o povo tem e deverá ter legitimidade para os eleger, mas às vezes, tenho vergonha de pertencer ao povo português e ao povo das Taipas...
Nestes casos que citei não acho nada que o povo seja inteligente e muito menos exigente ética, moral e politicamente. Mas, enfim, é o que temos!!!
É nestas alturas que gostaria de ser natural de um país nórdico ou dos EUA...
Aceito o resultado eleitoral na nossa vila, mas não o compreendo...
Fica o desabafo...

A Democracia tem destas coisas disse...

O Sr. diz que "o povo decidiu está bem decidido"...
Acha mesmo?
O povo não sabe decidir. O povo deveria ser orientado. Apenas eu e mais um grupo de gente esclarecida é que devia votar e depois colocar a cruzinha no boletim de voto dos outros. É assim nos Nórdicos e é assim nos EUA. Toda a gente sabe.
Desculpe o desabafo, mas é o que eu penso.
O que se passou nestas eleições é vergonhoso. Já estou como o outro: isto não um povo; isto é um Polvo.

nuno disse...

O povo votou e decidiu...e nós (eu e tu), que sabemos o que é viver sem poder emitir opinião nem poder votar livremente, damos muito valor e temos muito respeito pelo voto do povo.
Continuo a ter muito orgulho em ser Taipense ( e Vimaranense) e é por isso que continuarei a lutar pelos valores que me (nos) foram transmitidos e pelos quais me guio e, pelos projectos em que acredito.( ou então, resta-nos continuar a assobiar)
um abraço
Nuno Dias de Castro