03 janeiro 2012

239 – Que coisas destas se fiquem por 2011

Foto: RFXDigital
Fiz menção na colocação 237, de 28 de Dezembro que se iria realizar a última assembleia de freguesia de 2011. Chegou a estar nos meus pensamentos passar por lá, a “morder o ambiente”. Ainda bem que não fui, porque às tantas quem acabava mordido era eu. A fazer fé na notícia do RFXDigital, o mais importante da sessão foi a censura. Pensava que o lápis azul tinha terminado com o 25 . . .
Um comunicado plasmado no site do PS-Taipas, mostra que a festa poderá continuar. Não sei se até Junho, antecipando assim as do Santo cá do sítio, ou se pára antes. Mas como o povo o que quer é festa, pode ser que dure.
O clima de crispação nas assembleias de freguesia já não é de agora. Já tem uns anitos e por isso já era tempo de terminar. Mas parece que é para durar. Este clima entre as duas forças opositoras na vila, já cheira mal. Já é tempo dos políticos crescerem e assumirem as suas funções sem estes espectáculos – e uma vez mais a fazer fé no que se escreve – degradantes. Para bem deles e da vila que, dizem, defendem e servem.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente, os "casos" menores continuam a imperar nas sessões da assembleia, consequência lógica de quem faz dela lugar de barrela em vez de discutir os verdadeiros assuntos de interesse geral da freguesia. Curiosamente, ou não, os protagonistas são reincidentes e são os mesmos (falo em partidos, não em pessoas, obviamente) que querem "reformar" o sistema autárquico em vigor, substituindo-o por outro de onde seja afastada a possibilidade de uma oposição firme, oportuna, eficaz, que confundem com luta de galos pelo mesmo poleiro. Será assim enquanto o povo quiser e os protagonistas cuidarem mais de fazerem periódicas provas de vida do que tratarem dos problemas reais, que os há e muitos.
Cândido Capela Dias