13 setembro 2019

514 - Senhores...

Foto: QuimVilas
No dia 25 de agosto retratei, da janela do quarto da Sara, um final de tarde excecional. Tenho uma dúzia de retratos de uma beleza pouco comum. Partilhei com alguns amigos, com o título: Taipas, a ferro e fogo.São fotografias, modéstia à parte, mesmo boas.

Mas, de amadores está o mundo cheio. Amadores e pessoas tristes. Tristes e desoladas. Desconsoladas, derrotadas e frustradas. O seu constante espernear, ainda mais os afunda e dificilmente de lá sairão. Mas isso são contas de outro rosário, que nada tem a ver com as Taipas a ferro e fogo, nem com o quotidiano.

Saiu o Reflexo. Extraio a entrevista do Professor residente, que substitui José Ferreira Fernandes, na velha Escola do Pinheiral (no meu tempo não era Universidade). Lidei com ele de muito perto. Nunca fui simpatizante do partido onde militava. Ele sabia-o. Mas ambos, desde o 74, militamos no mesmo partido: Taipas. Nunca quis o primeiro lugar. Manteve-se na retaguarda, deixava-os ir, ou pousar, manobrava os cordelinhos. Fino que nem um rato, ar bonacheirão e riso trocista, sempre levou a água ao seu moinho. Da sua entrevista - onde teve a amabilidade de me citar - retiro a sua gentileza: O Quim Vilas também era um rapaz jeitoso (...) éramos muito amigos. Falava com ele de muitas coisas.

Obrigado Professor Matos. Do que falávamos, ninguém saberá, é segredo. Mas que eram boas conversas eram. Um abraço.

Mas olhe... Eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: