10 março 2007

25 - Parabéns ao senhor doutor dos Banhos.

Ao senhor doutor dos banhos, um grande abraço de parabéns e o meu muito obrigado, por tudo o que fez pela saúde dos Taipenses . . . principalmente pela minha.

AUGUSTO MONTEIRO DIAS DE CASTRO, filho de Mário Dias Pinto de Castro e de Maria Augusta Monteiro Dias de Castro, nasceu em 10 de Março de 1922. Conclui o curso de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Julho de 1946 e inicia a sua actividade de Médico, no Hospital da Misericórdia de Guimarães.

No início de 1947 substitui o Dr. Carvalho Ribeiro, no cargo de médico do partido médico das Taipas, passando em meados de 1948, depois de concurso, a ocupar o lugar efectivamente. Nesse mesmo ano inicia a sua actividade nas Termas das Taipas, como Médico adjunto do director clínico, o professor doutor Miguel Mendes Alves.

Em 3 de Março de 1949, contrai matrimónio com Maria Adelaide Remísio Castro Pereira Lopes, passando então a residir nas Caldas das Taipas, exercendo, também a partir dessa data, a sua actividade nas casas do povo de Briteiros e das Taipas, ocupando ainda, o cargo de Director Clínico do Posto Médico das Taipas.

A partir de 1962, ocupa o lugar de Director Clínico das Termas das Taipas, cargo que ainda exerce presentemente.

Em 1965, ocupa o cargo de Delegado de Saúde do concelho de Guimarães, por inerência do cargo de Médico do partido e ao abrigo da legislação em vigor, sucedendo a seu pai, o Dr. Mário Dias. Convidado pelo Director Geral de saúde, Dr. Arnaldo Sampaio, lidera com mais dois colegas, em 1970, um projecto piloto, para instalar centros de saúde em Guimarães, Fafe e Vila Verde, para o que, frequenta um curso de saúde pública em Lisboa, após o que é nomeado Director do Centro de saúde de Guimarães.

No ano de 1977, assume funções de Vogal Médico, na ARS de Braga, pelo período de dois anos. No ano de 1987, pede a aposentação de Director do Centro de saúde de Guimarães e participa com o professor Ramiro Valentim, no estudo hidrológico, que permitirá a reabertura das Termas das Taipas.

Em 1997, é nomeado para o Conselho Geral do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães. Presentemente, ainda exerce as funções de Director Clínico das Termas, além da normal actividade de Clínico Geral.

No campo social e associativo, fez parte dos Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, foi Presidente da Assembleia Geral da Taipas Turitermas e durante dezenas de anos, elemento da Junta de Turismo das Taipas. No mês dedicado às profissões, foi homenageado publicamente pelo Rotary Clube das Taipas.

Sem comentários: