30 março 2007

28 - Taipas Turitermas

Temos de divulgar as Taipas, como Vila Termal e Turística

Assembleia da Turitermas.

Não é minha intenção substituir o Reflexo, nem copiar as crónicas de Rogério Silva, das assembleias e reuniões de Junta, mas ontem reuniram, para aprovação e votação do Balanço e Relatório de contas da sua Direcção, os cooperantes da Taipas Turitermas. Esta sessão pouco concorrida, aprovou as contas por unanimidade. Intervieram alguns cooperantes, questionando dos dividendos do investimento e outros assuntos.
O representante do cooperante Freguesia, fez algumas observações, relativamente à actividade da Cooperativa. Chamou a atenção para o atendimento sisudo por parte de alguém, que não identificou, lamentou a pouca divulgação das Termas e da sua actividade e ainda para o horário das sessões. Relativamente à divulgação, informou que a Junta de Freguesia, já tinha pedido à AENOR, para colocar um placard a dar conta de Caldas das Taipas, como Vila Termal e Turística. Quanto ao Horário destas assembleias, (18H30), disse ser hora de trabalho e que as reuniões deveriam ser depois do jantar.
Comungo completamente destas duas opiniões do representante da freguesia e aliás, já o manifestei em sessões anteriores. As reuniões ao fim da tarde, são para afastar o público e temos de apostar fortemente, na divulgação das Caldas das Taipas e promovê-la, como Vila Termal e Turística, a par de outras actividades relevantes.

Congratulo-me com a posição da Junta de Freguesia, nestas duas opções, publicamente assumidas.

9 comentários:

Anónimo disse...

Estou estupefacto!!! Confesso que fiquei de boca aberta ao ler esta crónica. Não pretendo fazer deste comentário um manifesto para desmascarar a deriva visivel no actual executivo da Junta de Freguesia, pois isso tenho-o feito no local próprio ou através da minha página pessoal, mas gostaria de dizer o seguinte:
Embora não seja especificado o nome do representante do cooperante Junta de Freguesia, também não é importante. Sendo ele quem fosse, assumia aqui o estatuto de representante da instituição. Ora, para quem como eu acompanha de perto o pulsar desta vila incluindo as actividades da Junta de Freguesia, fico sem perceber “népia” (como diria o meu filho) sobre as atitudes e rumos trilhados pelo actual executivo. Esclarecendo: Então a Junta de Freguesia vai reclamar à Turitermas o horário das sessões e defender que estas se realizem depois do jantar? Curiosamente, eu tenho travado uma luta sem sucesso defendendo exactamente o mesmo para as sessões públicas de Junta. Afinal porque é que a Junta não pratica na sua casa o que defende para a casa dos outros?
Mas ainda estou mais estupefacto com a posição quanto a Caldas das Taipas, Vila Termal e Turística!..
Definitivamente, já não percebo nada. O que tem feito a Junta para a divulgação das Caldas das Taipas como Vila Termal e Turística? Qual tem sido a relação Junta/Turitermas? A Junta de Freguesia fez uma aposta firme na elevação de Caldas das Taipas a Capital da Cutelaria, relegando erradamente para segundo plano o seu papel termal e turístico. Basta recuarmos a todos os cartazes, folhetos e demais publicidade das Festas de S. Pedro onde aparecia sempre esta divulgação. Ao longo deste mandato, ainda não vimos nenhum indício por parte da Junta relativa à protecção e divulgação do património termal e histórico da vila e depois aparece na Turitermas a defender o oposto à estratégia delineada pelo executivo. Terá o representante da Junta tido a consciência de que o que defendeu nesta sessão derruba completamente as atitudes e estratégias dos seus parceiros de Junta? E daqui podemos aferir a falta de objectivos e lucidez do actual executivo para a vila, desmentindo-se inclusive a si próprios. Alguém disse um dia que certas pessoas caladas, eram poetas... Cada vez estou mais convencido que os Taipenses elegeram para a Junta uma “comissão de festas de S. Pedro” em lugar de um Executivo capaz de governar a Vila.
E já agora, ainda bem que o meu amigo Sr. Joaquim Oliveira “postou” esta crónica, permitindo assim que os Taipenses entre os quais me incluo tenham conhecimento de factos como estes. E dizer que também concordo com as opções explanadas pela Junta como cooperante da Turitermas.
É pena que não sigam as mesmas opções na Junta de Freguesia, inclusive a reunião pública de Junta do mês de Março que a lei prevê nem sequer se realizou ainda.
Mas... Bem pregava Frei Tomás, olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz.

Anónimo disse...

Então, o que se passa? A Junta e as cutelarias divorciaram-se? De repente acordaram para o que as Taipas tem de mais característico? Não é de admirar, pois provavelmente nenhum dos elementos do executivo é taipense...

Anónimo disse...

Dois provérbios populares que se podem aplicar a este post.
Em relação à intenção de divulgação das termas:"Olha para o que eu digo e não para o que eu faço".
Já quanto ao horário das reuniões: "Pimenta no cu dos outros é refresco".
Parabéns pelo blog!

Anónimo disse...

estou "parvinho da silva" então queixa-se o nosso autarca do "atendimento sisudo"...., e qd a gente sobe as escadas para a biblioteca e ouve o "velho do restelo" aos berros sabe-se lá com quem... quando vai para a feira e o ouve o "velho do restelo" aos gritos imperiosos com os feirantes "salazarismo impuro"...ou quando pelos cafés se vai ouvindo aqui e ali que o "velho do restelo" é o Presidente, secretário e Teoureiro da Junta... boa .
Concordo completamente que não temos Junta mas sim "Comissão de Festas".. mas é isso q o povo quer. . Tem razão Sr. "vermelho vivo com tanta gente naquela Junta de Freguesia, c/ o velho do restelo a fazer dois horários na Junta (pelo menos o carro está lá desde manhã cedo até q a noite se cai, fins de semana, feriados, etc), mais secretária pessoal, sim senhora dava bem tempo para promover Caldas das Taipas como Vila Termal. Parabens pelo blog. sr. vilas das taipas

Anónimo disse...

Para o comentador anónimo: não podemos ser tão ingénuos! então o senhor acha que pelo facto de os carros estarem lá estacionados significa que as pessoas do executivo estão a trabalhar na Junta? Vindo de quem vem, esta atitude de estacionar os carros na Junta é premeditada e é com gestos "finos" como estes que se ganham as eleições nas taipas... já agora, não fazia parte do programa eleitora do PSD abrir a Junta de Freguesia há noite? O silêncio dos taipenses em relação a estas e outras questões incomoda-me. Ai, se fosse no tempo do eng.º onde isto tudo já ia... onde estão os verdadeiros bairistas que eu conhecia?

TiodasTaipas disse...

Reuniões públicas de Junta às 19.00 horas (quando as há);
Ataques cerrados ao Turismo e às Termas, que já deram o que tinham a dar.
Que deu agora aos senhores da Junta? Picaram-se? Ou a junta é tripartida e cada um diz o que quer?

Anónimo disse...

Infelizmente, a Turitermas não prima pelo dinamismo, pela ousadia das propostas, pela iniciativa. Bem pelo contrário.

Acreditando que lhe faltará capital para investir, sobra-lhe um património valioso que lhe cumpre cuidar, valorizar e dele extrair as imensas potencialidades turístico-termais.

Anónimo disse...

Sim senhora tio, anda mto inspirado, anda a ler muitas crónicas.Sabe qual é o problema na minha modesta opinião, há mtas abelhas mestras a lutar pelo casulo e pronto ...ninguém sabe quem segue quem?????????. Mas sinceramente não foi para isto q lutamos. Sinto-me desiludido!!!!

Anónimo disse...

olá! Está terra não terá algém mais capaz de nos representar?
Só vejo gente intressada no seu sucesso.
Está terra merece mais.