26 agosto 2009

131 - As seriedades e as parecenças



Faço parte dos portugueses que felizmente ainda podem gozar férias - embora cá dentro – pelo que, ando menos assiduamente pelas Taipas e nesta segunda metade de Agosto, apenas passo por lá, fugazmente, um a dois dias por semana.

Todavia como qualquer Taipense que se preze e que tenha acesso às novas tecnologias, não dispenso a consulta diária do nosso Reflexo Digital onde procuro - nele e nos blogues - colher notícias da terra.

Foi assim que soube quem eram as listas candidatas às eleições pela CDU (RFX Digital) e pelo PS (blogue). Exceptuando os cabeças de lista, para conhecer os restantes elementos das outras três forças concorrentes, tive de fazer uma deslocação rápida à Praça da Mumadona.

Surpresas nas constituições das Listas? Algumas. Desconhecimento dos candidatos? Alguns. Mas, como diz o repórter de exteriores do Tele Rural, não foi isso que me trouxe aqui. O que aqui me trás a partilhar com os meus leitores - se é que os tenho - é uma notícia do nosso RFX Digital e alguns comentários a essa mesma notícia.

Diz a notícia que a junta de freguesia “(…) vai disponibilizar transporte gratuito para os interessados em participar na sexta edição da “Azurara Beach Party”. Um dos “comentadores devidamente não identificado”, daqueles que tem sempre de criticar, permite-se fazer um comentário estúpido a esta iniciativa, o que me obrigou a fazer também um.

Mas se acho o comentário estúpido, por relacionar a notícia com algo que nada tem a ver, já o seu objecto – da notícia - me deixa algumas dúvidas. Porquê a junta resolver dar a música de Azurara? Estava no seu programa eleitoral? E porque não nos outros espectáculos? E porque não para os jogos dos clubes da terra? E porque não para isto e para aquilo? E – nos comentários - querer equiparar esta iniciativa aos passeios da terceira idade, é um absurdo de todo o tamanho.

Mas no meio desta palhaçada toda, algo me intriga ainda mais. Porquê a colocação de diversos cartazes pela vila, a anunciar a benesse? E porquê a publicidade ao evento, num sítio de uma juventude partidária, que nada deveria ter com o assunto?

Foto: JSD-TAIPAS.BLOGSPOT.COM

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

2 comentários:

vermelho vivo disse...

Meu caro amigo,

Também eu vou acompanhando a vida das Taipas à distância. Mas sempre lhe digo que todo este apoio à edição de Azurara (bem perto de onde me encontro e provavelmente de si também...)não é inocente.
As eleições estão à porta.
Os menos jovens já estavam ganhos com os habituais passeios organizados pela junta.
Agora chegou a vez de cativar também os mais jovens.
Estratégias meu amigo, estratégias...
Uns apostam no marketing, outros nos autocarros.
É assim a vida política na nossa vila. Uns tiram partido dos meios financeiros de que dispôem, outros dos meios logísticos ao seu alcance.
Outros há que são sérios, empenhados, mas... lutam em clara desigualdade, sem truques nem artimanhas. É assim a nossa democracia. Supostamente, todos estão em pé de igualdade só que... uns são mais iguais que outros.

Um grande abraço e continuação de boas férias.

Anónimo disse...

Caro Vermelho Vivo,
Não se mostre triste por não ter os meios financeiros para fazer a campanha folclórica que o Tino e o Ricardo de preparam para fazer... que eu saiba, cartazes e circo não dão votos... pelo menos deveria ser assim... orgulho-me de pensar assim e de não me deixar influenciar por festas, folclores e tudo o mais que por aí vem... o que deve levar os eleitores a votar são os projectos, a seriedade dos candidatos, as ideias e projectos políticos, a coerência e não a demagogia e o populismo que alguns tão bem exploram... só é pena que nem todos pos taipenses pensem assim e vejam mais além... tenho dito...