10 setembro 2009

134 - O Reflexo e as eleições.


Leio mensalmente o Reflexo e diariamente o Reflexo Digital. É óbvio que este jornal, nascido não sei há quantos anos, me diz alguma coisa. O ser das Taipas e para as Taipas, já seria suficiente para ter a minha simpatia, mas aliados a esse facto, outros há se calhar bem mais fortes, que originam este meu sentimento. Por não ser importante, prescindo de os indicar.

Desde sempre o Reflexo foi, com maior ou menor intensidade, criticado por uns, tolerado por outros e detestado por alguns. Possivelmente alguns personagens, já tiveram para o Reflexo as três situações descritas – sinais da globalização. Mas de uma forma ou de outra, penso que a população em geral, já não dispensaria este órgão de comunicação – falo por mim. No presente como no passado, esta associação/jornal, teve algumas iniciativas reconhecidas. Nem só de jornal em papel ou digital, se fizeram as vivências do Reflexo.

Perdoem-me se não concordam comigo, mas “As conversas com . . . “ como das primeiras iniciativas do jornal para viver o passado das Taipas, passando pelas “Personalidades do século” uma iniciativa do binómio e os "Maios Floridos", gostava de as destacar. Também os “Debates” promovidos com os candidatos autárquicos, estão bem vivos na minha memória. Se hoje o jornal acabasse, seria uma saudade para muitos Taipenses. Com as novas tecnologias, o lançamento do Digital, foi mais um marco importante e a sua manutenção, será uma tarefa bem trabalhosa e difícil, para a redacção.

Termino falando sobre o debate programado com os concorrentes às próximas autárquicas, que se realizará à porta fechada. Quem organiza o debate é o Jornal e ele, ditará as regras de jogo. Tenho imensa pena, que o mesmo não seja aberto ao público, para avaliarmos os candidatos. Mas, se tenho pena por esse facto, compreendo que assim não seja. Para mim existem duas razões: Uma a promoção/obrigação de compra do jornal, para as pessoas terem um documento sobre o que disseram os candidatos; outra: Lendo os comentários azedos e ressabiados, que diariamente os comentadores reproduzem no Digital, quem aguentaria tal horda numa sala?

Foto: Reflexo Digital.

7 comentários:

Anónimo disse...

Vendo a constitução do PSD e a colocação do presidente da Associação Reflexo, compreendo que o debate seja à porta fechda, as perguntas dos leitores esscolhidas e, quem sabe, as respostas dos candidatos também escolhidas, por quem há algum tempo a esta parte, já tomou partido pelo candidato que lhes convém ou é imposto(?).
É pena que nsta terra não haja jornalistas, ou os que há não estão no Jornal Reflexo
Continuemos a assobiar por solidariedade...

Anónimo disse...

Ora nem mais... O Sr. Presidente da Direcção da Associação Reflexo (e colaborador do Jornal Reflexo) fica muito mal nesta fotografia, sobretudo quando há alguns anos atrás era grande defensor do debate publico: http://reflexodigital.com/index.php?cat=5&item=765&dir=

O que é que terá mudado para agora de repente estar mais interessado no debate à porta fechada???

A resposta é óbvia.

O Jornal também não fica nada bem na fotografia depois desta manobra.

Alberto disse...

leiam e meditem... sem espinhas.

http://taipasxxi.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Ó Alberto,

Não dá muito que meditar.

Tanto a presença do Presidente da Direcção da Associação Reflexo na lista do
PSD, como este texto encomendado do taipasxxi explicam porque andam há 4 anos a
camuflar todas as asneiradas que a Junta fez nestes últimos 4 anos. Basta
assistir às assembleias e depois ver o que o Reflexo escreve no Jornal para
perceber o branqueamento feito.

Nestas eleições querem ir mais longe, até um elemento colocaram na lista da
actual Junta...

Anónimo disse...

Que se saiba, o Dr. Pedro Martinho não vai participar no debate, não foi convidado e nem tinha que ser. O Dr. Ricardo Costa que foi convidado porque tinha que ser, acobardou-se na hora da verdade. Meninos...

Anónimo disse...

Como?
Então uma pessoa que está disponível para o debate e que até exige que o debate seja PÚBLICO é cobarde e tem medo dos debates? Não haverá aí uma contradição caro anónimo que me antecede?
Meninos são os que têm medo de fazer um debate público... no tempo do Remísio não eram eles meninos!!!

Vilasdastaipas disse...

Porque a página é minha e está identificada, tudo o que nela escrevo é de minha responsabilidade.

Os comentários enviados a esta página, não são de minha responsabilidade nem de ninguém, pois são anónimos.

Pelo escrito no primeiro parágrafo, informo que acabaram os comentários a esta postagem, quero dizer, comentários ao tema da postagem.

Obrigado aos que me leram.