24 maio 2013

342 - O império dos comentadores ...

Gráfico: Público Digital.
Sob o título O império dos comentadores onde quem manda são os políticos o Público Digital publicou no passado dia 12, uma abordagem aos comentadores e aos seus vencimentos e tendências/ligações a partidos políticos.

Nessa abordagem ou estudo ressaltaram-me as seguintes conclusões:
É possível assistir a 69 horas de comentário político por semana de, pelo menos, 97 comentadores.
Financeiramente a atividade parece ser lucrativa: Marcelo Rebelo de Sousa recebe 10.000 euros; Marques Mendes terá recusado uma oferta de 7.000 euros e transferiu-se para outra estação; José Sócrates embora não receba remuneração tem despesas de deslocação entre Paris e Lisboa pagas; Manuela Ferreira Leite alegadamente receberá 5.000 euros.

Felisbela Lopes da UM, vinca a pouca rotatividade dos comentadores. Ironiza que na "confraria dos convidados o que custa é chegar a confrade". A terminar escreve-se que o comentador mais novo é João Ferreira de 34 anos e a antítese será Medina Carreira com 81 anos.

Nota Final: Portugal,onde as despesas, dizem os governantes, têm de ser cortadas a começar, digo eu, por salários mínimos, reformas, segurança social, etc, etc, etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este trabalho demonstra aos mestres em dúvida metódica como é esmagador o peso dos partidos do arco da troika nas televisões, com óbvia segregação do PCP.

Se a esta chusma somarmos a de outro tipo de comentadores, por exemplo da área económica e financeira, então o panorama é ainda mais arrasador.

Obviamente, muitos dos espectadores julgam que estão a ouvir verdades insofismáveis, quando na verdade estão a ouvir os pontos de vista de quem está comprometido e não é imparicla nem isento, pois lê com os "óculos" do respectivo partido do coração ou onde milita mesmo.

Assim se vê como o PCP tem de enfrentar e remover forças ocultas e escolhos poderosíssimos que entram casas dentro a toda a hora vários dias por semana, em ano de eleições e em ano sem eleições.