02 novembro 2016

460 - As Termas, o Jornal e o Intendente

Foto: www.cm-torresnovas
No passado sábado com a minha mulher e a minha filha, mais o Delfim a mulher e a filha, fomos ao Centro Cultural Vila Flor assistir ao desenrolar do problema da inquinação das águas termais.

O Médico responsável pela água da estância balnear debate-se com um grave problema: As águas das Termas estão inquinadas, são um problema de saúde pública e, como tal, devem ser encerradas. Nesta luta conta com o "progressista" diretor do jornal local e do tipógrafo, que fazem força para que o médico os deixe publicar as análises, pois, sendo uns reputáveis vanguardistas e defensores do povo, querem que a verdade seja como o azeite. Do outro lado da barricada encontra-se o presidente da câmara (Intendente), por sinal irmão do médico, que não quer de maneira nenhuma que o caso seja relatado à população pois, o encerramento das termas, traria graves problemas económicos à região.

Independentemente de ter gostado da peça ou não, fica-nos na retina as cambalhotas especialmente dos representantes da Comunicação Social que, sendo ao princípio fieis defensores da verdade e que a mesma deveria ser contado ao público, quando chamados à razão (dele) pelo Intendente, apressadamente viram o bico ao prego e não só escondem a notícia, como até atacam ferozmente o Médico. Para corolário desta história, ficamos ainda a saber que o próprio médico também tinha interesse ocultos na divulgação desta calamidade.

Moral da história: Pimenta no "coiso" dos outros, ainda continua a ser refresco.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.


Sem comentários: