30 janeiro 2017

471 - (...) Deus escolheu o que é louco.

Foto: Google.
Na Eucaristia de ontem a leitura da Primeira Epístola do Apóstolo S. Paulo aos Coríntios, abordava a escolha de Deus não pelos mais sábios, influentes e bem nascidos, mas pelos que aos olhos do mundo são menos importantes, a fim de que "nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus". 

Todos nós gostamos de gabar os nossos feitos, por mais pequenos que eles sejam e, normalmente, minimizamos os dos outros. É frequente utilizar-se a primeira pessoa do singular dos pronomes pessoais, para nos vangloriarmos de algo que - muitas vezes apenas nós próprios - consideramos um feito.

Mas, mais do que isso, ainda há quem, utilizando a tal primeira pessoa, se arrogue de feitos que nem sequer são seus, mas de outros e, para os quais, o seu contributo foi "ZERO".

Por coincidência a Missa de ontem, entre outros, foi pela Sãozinha do Terrique que celebrava o 7º dia do seu falecimento. Serviu para me lembrar dela e de um amigo comum (que ontem festejou o seu aniversário natalício), que atravessava muitas vezes a loja de bicicletas do S' Joaquim Terrique, para ir ao tanque ver se os furos das câmaras de ar estavam bem remendados. Mas isto são histórias apenas para quem bebeu a água do leão. E histórias daqueles, como dizia S. Paulo, "que nada valem aos olhos do mundo".

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.



Sem comentários: