14 abril 2017

484 - Amizade

Foto: GMR Digital (editado by QV)
Não sei se será possível nos tempos que correm, repletos de confusão e de provocações, com afrontas e ataques sistemáticos muitas vezes - quase sempre - infundados e sem provas, promover e pelejar pela unidade, seja ela da família, da comunidade ou do país. No entanto, concordo, não devemos desistir desse objetivo e lutar por ele.

Como habitante há mais de 60 anos da Faixa de Gaza, tenho assistido à animosidade entre os habitantes das duas cidades que nos estão próximas. Numa - a sede do concelho - onde passeei livros durante quase uma década, pude constatar da animosidade para com os da sede de distrito. Na outra, nos tempos atuais, vejo que a "paixão" pelo berço da nação, é recíproca à nutrida pelos vizinhos. E nós, aqui no meio, temos adeptos das duas formações.

Temos visto, esporadicamente, responsáveis nas duas cidades, tentarem, sem grandes comprometimentos, uma aproximação entre as duas sedes de dois concelhos vizinhos. Desejo sorte aos intervenientes e que os seus concidadãos, os sigam - o que já não será tão fácil. Agora, sou adepto de um relacionamento livre e espontâneo, sem "armas" a intimidar o adversário, que se quer amigo.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: