13 junho 2017

489 - Doações e Indignações.

Tenho andado arredado deste sítio. Tenho andado longe porque tenho pressa de arrumar com algo, que já queria ter arrumado no ano passado por esta altura. E, por isso, ando arredado disto e d'outras coisas, mormente das leituras de jornais - exceto do jornal do Café do Tónio, do qual não prescindo - e de uma ou outra passagem pela net.

Por isso e com mais uma exceção - a casa do Delfim que é um lenitivo para o final da tarde - não tenho saído muito e até a minha mulher, condescendente, estando com uns dias de férias, não me acusa de não sair.

No entanto - e nas pausas do que tenho pressa de arrumar, que já devia ter arrumado o ano passado - vou passando os olhos por alguns acontecimentos. E, assim, vi que: ontem houve assembleia de freguesia; O Dr. Coelho está indignado por o homem que fez a reversão do contrato da TAP a favor do Estado, tenha ido para lá, como um dos representantes desse mesmo "revertido".

Para quem, como eu, tem a mania que sabe muitas coisas sobre Caldas das Taipas, foi uma surpresa a Família Agrelos ter feito uma doação "para a abertura da Alameda Rosas Guimarães". Sabia, por documento datado de 26 de agosto de 1956 emanado da Junta de Turismo, que o senhor Carlos Agrelos tinha doado 200 metros quadrados de terreno que fazem parte da esplanada da Piscina, mas muito me alegra e nada me admira, que a Família tenha doado, como diz o RFXDigital, para a abertura da Alameda.

Quanto à nomeação do homem que negociou a reversão que tanta indignação causou ao Dr. Coelho eu compreendo-o, pois quando o Dr. Catroga negociou, não a reversão a favor do Estado, mas a venda por parte do Estado, a privados e depois foi nomeado pelos privados para fazer parte da coisa, também me indignou. É a mesma coisa? Talvez não, mas para pior.

E eu vou andando por aí e, na esperança que possa voltar, brevemente, a este e outros sítios, também vou assobiando.


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito boa tarde Senhor meu Irmão!
Com que então a Família Agrelos vai ser condecorada pela Junta de Freguesia!
Quem virá recebe-la? O Senhor Carlos e a Senhora Dona Maria José já partiram...
Há vários descendentes o Maneia, o Zé, o Tony e o Luisinho.
O Tony estive com ele há dois anos mas ou menos na Foz quando os dois íamos a atravessar uma rua em sentido contrário.
Foi muito bom o pouco tempo que estive com ele a recordar tantas pessoas e coisas das Taipas.
O Luisinho amigo íntimo da D. Emilinha Tim Tim, é Oftalmologista e o Tony, fez questão de me dar a morada, do consultório para eu lhe fazer uma visita.
O tempo passa "e como quem não tem que fazer, não tem tempo para nada", o visitei...
Será que vou ver um dos Filhos deste simpático casal no dia da condecoração?
Um abraço e bem hajas por trazeres de vez em quando umas lembranças de há tantos anos...
Nela