10 fevereiro 2007

20 - Ai que saudades

Realmente estou a ficar um bocado usado. Ao reparar que estão a construir onde era a casa da D. Bertinha Silvério (Baptista por casamento), olhei melhor e lembrei-me de algumas coisas. A Casa da D. Emilinha Timtim, foi-se, a Pensão está a cair, a casa da S’ Claudina desapareceu, a da D. Bertinha está a mudar, a dos Ourives já mudou. As Fertuzinhas, o Canto do Meio e o canto de Cima, não existem. Em frente não temos a D. Aurora e a D. Maria do Rio, a Quesinha do Rabata, o Zé Custódio, o sr. Ferreira do Azeiteiro. Apenas o senhor Noé resiste, qual herói. Do canto de baixo, nem sei se a Quinta existe. Foi neste ambiente, que eu passei os primeiros anos da minha vida. No Largo da Pensão e no Quintal de cima, nos terrenos do canto de Baixo e, de vez em quando, uma fuga até ao adro da Igreja. Tenho saudade dos hóspedes da Pensão, de ver a Milinha Batista a fazer camisolas numa máquina ultra moderna, de ouvir o senhor Batista a ralhar (?) com as asneiras do Artur e das brincadeiras ao fim do dia - só nos dias grandes - no Canto de baixo.
Que nostalgia, que saudades, que…
Este comentário é feito às 09h30 da manhã. Imaginem os amigos e familiares que me lêem, que era à noite…. Que comentários não seriam.
Mas, para este sábado alegrar um pouco e já que há coisas impossíveis, pelo menos algumas mais fáceis que aconteçam. Por exemplo: Que os Juvenis do CART, ganhem ao Hóquei de Braga, os Seniores ao Desportivo da Póvoa e, já que estamos à beira mar, que o Benfica elimine o Varzim. Estes três condimentos, poderiam temperar um pouco, esta saudade que me deu de repente.
Que assim seja.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai! meu Irmão como te entendo... adorei a tua "romagem ao passado"... Já chorei que me fartei, mas gostei, gostei mesmo muito. Um grande beijinho


Nela

Anónimo disse...

Ora bem, o Benfica não passou, mas o CART ganhor em Juvenis 8-0 ao H.C.Braga e os Seniores ganharam 4-3 ao Desportivo da Póvoa.