18 fevereiro 2007

21 - Os periquitos

Venho falar-lhe, em jeito de desabafo, dos periquitos que tinha lá em casa, propriedade de minha filha e que, por necessidade, fui obrigado a desfazer-me deles (leia-se oferecê-los). É que, após a compra de dois machos e, mais tarde, de uma fêmea, para eles se divertirem, em princípios do ano passado, a dita cuja, teve a amabilidade de nos presentear, com cinco filhotes. E, para espanto meu, em finais de Março, já por lá andavam mais um ou dois ovos.
Tornou-se a gaiola pequena, a chilreada aumentou, comecei a fartar-me das visitas à loja da comida periquital.. Pela manhã, dedicava-me ao amanho do gado e lavagem de gaiolas. Reforço de comida, ao fim do dia. É que, a dona das aves, era apenas dona para os olhar, pois a manutenção dos mesmos, estava a meu cuidado. Fartei-me, cansado de trabalhar no que não era meu e arrumei-os (daqui o meu abraço ao Filipe, sobrinho da Lurdes, pela amabilidade que teve em os receber).
Ultimamente – e daí a razão desta missiva – voltei a lembrar-me dos periquitos. É que, os lá de casa, davam trabalho, canseira e despesa, mas, estavam sempre na gaiola. Mais, nunca nenhum andou a passear e a fazer férias disfarçado, deixando um sinal em seu lugar. Não, não eram desonestos, eram apenas comilões, palradores, mas sempre presentes no seu posto de trabalho, leia-se, gaiola. Agora, há periquitos e periquitos. De repente, dei comigo a pensar: Porque não meter numa gaiola todos os periquitos que andam para aí a palrar, ou então, fazer como eu fui obrigado e oferecê-los? É que os periquitos lá de casa, só comiam o que se lhes dava, ao passo que os outros, comem o que e onde querem e, também, à nossa custa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há gaiola que segure nos periquitos da nossa terra e também ninguém os quer. Só os tem quem os merece??!!