02 fevereiro 2007

17 - Comentário a postagem do "Vermelho Vivo"

Comentário publicado no blogue bandeira-vermelha.blogs.sapo.pt, de Rogério Leite, sob o título conveniências, em 01/02/2007, onde o autor questiona, os horários das reuniões de Junta:

Diariamente, leio o seu bandeira-vermelha.blogs.sapo.pt, como também vou lendo, casimirosilva, jsd-taipas, tiodastaipas, roteirotaipas, mantrainfo, encarnado-e-branco, listenverycarefully, luisfilipemenezes, corta-fitas, e torrecanina, todos (blogspot.com) e o pcptaipas.blogs.sapo.pt, entre outros. Vejo o n/ Reflexo Digital, com muito gosto e até suporto alguns comentários no mesmo. Até passo de vez em quando no nosso caldas-taipas.com, propriedade da n/ freguesia, embora o mesmo seja pouco interessante, por falta de dinâmica.
Vou lendo, vou observando, vou “…andando por aí…” e vejo no seu blogue uma mais valia para as Taipas.
Nele, constatamos a preocupação constante, de privilegiar as coisas da Vila. Até, numa inovação, aqueles que por uma razão ou por outra, não podem/querem estar nas assembleias de freguesia, ficam, pelos seus relatos, a par de alguns acontecimentos passados nas mesmas. A sua manifestada mágoa(?), por actos menos democráticos, compreendo-a, a mágoa, não os actos. Para quem, durante décadas, foi polindo as cadeiras das assembleias e reuniões de junta e foi ouvindo, atenta e respeitosamente, intervenções dos eleitos ou simplesmente de cidadãos, na altura participativos, é uma novidade estes casos que o senhor nos vai relatando.
Mas a cultura democrática, é algo que se vai conquistando, que se vai apreendendo ao longo dos tempos. Nas Associações, nas mesas de café, nas conversas, nas assembleias de associações ou de freguesias. Em abono da verdade, refira-se, há muita gente nova na arte, que de repente se sentiu catapultada para a ribalta e que se deslumbrou. Não é por mal, é por falta da tal cultura democrática. Outrossim, há outros bem respeitáveis – em idade e em frequência destes meios – que, pensando ser moda este tipo de intervenções, se deixem embalar/entusiasmar e, sem querer (se aperceber) apoiam esta nova democracia, que, conhecendo alguns como conheço, de outras lutas, até nem é timbre deles.
Parece-me, humildemente o afirmo, que se está a criar uma cultura de ataque e afrontamentos que, em tempo, saberemos no que irão dar. Na minha opinião, não darão em nada, excepto no escorraçamento de alguns que, como eu, já não têm idade para estas coisas.
Que nunca lhe doam os dedos e vá escrevendo mais coisas, são os meus votos.

Sem comentários: