10 julho 2007

38 - Democracia representativa e participativa.

Há alguns dias (nunca sei se este “A” é com “H” ou com acento) assisti, num dos muitos zapping com que irrito a Família, a uma entrevista no canal 2, do médico Fernando Nobre, que aguentei até final. Aguentei não, assisti sem pestanejar e sem zapenar, porque o homem, com a sua experiência e convivência internacionais, disse coisas de prender até um surdo, frente ao televisor.
Falou sobre o condomínio fechado, em que alguns países parecem querer tornar-se, para afastar aqueles que, no seu País, não têm o mínimo de condições de sobrevivência. Advoga que se criem condições, para os manter no seu próprio país, em vez de se fecharem no tal condomínio.
Mas falou também de outra coisa. Falou da democracia representativa e da participativa. Efectivamente, a democracia participativa, está cada vez mais, arredada dos nossos hábitos. O cidadão comum, tem direito a saber como andam as coisas e as contas devem ser apresentadas, não só aos eleitos, mas também aos eleitores.
É que os políticos, pelo simples facto de serem os representantes de quem os elegeu, têm de apresentar contas a estes, sempre que solicitado e não apenas de quatro em quatro anos, como parece ser moda.

Sem comentários: