17 setembro 2009

135 - O debate e as eleições.


Pensava eu, ingenuamente, que a questão do debate á porta aberta ou fechada estava resolvida. Todavia, parece que a procissão ainda vai no adro e até ao próximo sábado, dia da sua realização, ainda será debatido mais algumas vezes, nos comentários dos Blogues e do RFX Digital.

A coisa parecia-me simples: O jornal organiza, o jornal dita as regras. Os candidatos são convidados e aceitam, ponto final. Não aceitam, e se assim entenderem dizem porque não, e ponto final. No entanto não é assim. O baile continua.

De todas as leituras que fiz, a que mais estranhei e fiquei meio baralhado, foi a crónica do Henrique no Taipas XXI. Sendo um elemento responsável dos Órgãos Sociais da Associação e do Corpo Redactorial, faz algumas afirmações que me deixam preocupado. Porque ele não pode mentir, as mesmas são prenúncio de que muita coisa vai mal nas Taipas. “Falta de cultura democrática” – “É preciso muita presunção” – “demonstra muita hipocrisia” – “Asfixia democrática e pressão política”, são algumas delas. Descreve ainda que acha “…intolerável o juízo feito, com adjectivação imprópria, na mensagem de Ricardo Costa sobre a questão do debate…”.

É claro que nem por sombras ponho em dúvida a honorabilidade do Henrique. Como membro responsável, que é, duma duma associação e dum jornal, se escreve o que escreve, terá as suas razões. Até porque seria pouco prudente, numa altura em toda a gente ferve em pouca água, escrever coisas de ânimo leve. No entanto, lendo o texto do Ricardo, não descubro em lado nenhum a tal “adjectivação imprópria”, mas...

Foto: Google.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apetece dizer:

1 – Quem vê estas reacções do TaipasXXI, especialmente esta mas também todas as
outras desde Outubro de 2008, percebe logo que este senhor não consegue
escrever nenhum artigo no jornal com a devida isenção.

2 – É estranho que uma pessoa que passa a vida a enxovalhar tudo e todos, usando
por vezes adjectivação pesada, não seja capaz sequer de ler com cabeça fria um
comunicado que cordialmente explica os motivos de uma decisão em relação ao
debate. Como reagiria este senhor se realmente levasse com uma critica tipo as
que costuma fazer...

3 – Anonimato – Sendo o Jornal Reflexo o maior catalisador dos comentários
anónimos, não percebo porque se vem agora queixar. É o Jornal o principal
responsável por praticamente toda a gente escrever de uma forma anónima.
Recordo que há alguns anos atrás havia muita mais gente a dar a cara e o nome.