17 setembro 2012

307 - Coisas antigas actuais

Ontem com a minha sogra e a filha, assisti onde o nosso Ave desagua, à Eucaristia Dominical na Matriz e, embora nem sempre apanhe tudo o que se diz, alguma coisa na Epístola de Tiago me chamou a atenção. Informei-me e socorri-me da net para confirmar. E quero partilhar convosco o que o referido Tiago dissertou. Perguntava ele:

 - De que serve a alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Poderá essa fé obter-lhe a salvação? Se (...) não tiverem que vestir e lhes faltar alimento de cada dia, e um de vós lhes disser: «Ide em paz. Aquecei-vos bem e saciai-vos», sem lhes dar o necessário para o corpo, de que lhes servem as vossas palavras? Este texto é rematado com: « Tu tens fé e eu tenho obras». Mostra-me a tua fé sem obras, que eu, pelas obras, te mostrarei a minha fé.

Porque será que este texto me soa a actual? Ao lê-lo revejo nele os nossos "políticos" e a esses perguntar-lhes-ia: De que serve dizer que fazes tudo, se não tens obra? De que adianta dizeres-me para me servir das coisas boas que nos deste, se não fizeste nada? Mostra-me as tuas obras, que eu acredito em ti. De contrário, meu "amigo", vai-te encher de moscas . . .

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: