21 março 2017

480 - As eleições... de 2017

Em alguns jornais nacionais e locais, neste caso do concelho, começam a soltar-se a conta gotas, como deve ser, os candidatos putativos ou confirmados aos diversos cargos a eleger. Ao contrário das eleições legislativas, que elegem apenas um conjunto de pessoas que irão formar a Assembleia da República, as autárquicas são para eleger um presidente de junta e uma assembleia de freguesia.

Para as nossas bandas ainda nada transpira de quem serão os cabeças de lista, nem tão pouco alguns dos componentes das respetivas listas. O que se tem falado, com alguma crítica, é sobre um ou outro candidato que terá mudado de cor partidária das últimas para as próximas, mas isso é algo que acontece a nível nacional - e local, senão todos os anos eleitorais, pelo menos em alguns.

Os "vira-casacas" são criticados pelos simpatizantes dos partidos opositores e/ou que os perderam, que por sua vez, tentam justificar a "transferência" por uma ou outra razão mas, normalmente, a mais apregoada é porque querem servir melhor a sua freguesia.

Sinceramente ainda não me debrucei muito sobre este personagem que, segundo os opositores "vira a casaca", mas que, segundo eles próprios, é para melhor servir a freguesia. Mas tenho constatado, com alguma angústia, aqueles que, sem olhar a meios, apenas olham para a sua barriga sem se preocuparem minimamente com o bem estar da "sua freguesia".

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: