27 março 2017

481 - Mesmo vindo disfarçados... sabemos quem anda por trás.

APAJ.pt
Ontem, depois de comemorar em Família o aniversário da minha sogra, passei pela Igreja Paroquial, designada de capela de S. Tomé, para velar o corpo de um amigo e conviver um pouco com os familiares. Nestas ocasiões a conversa vai sempre cair no "lembras-te daquela vez em que" e esta não foi exceção. A determinado passo de colocar as contas em dia de amigos e ex-vizinhos que não se encontram há anos, o Manel puxou à conversa algumas histórias em que a minha mãe e a sua generosidade vieram à baila e outra que eu não me lembrava de maneira nenhuma. É essa que vou reproduzir:

Frente a nós viviam três irmãs: A sra Aurora, a Rosinha e a Laidinha. Boas senhoras que cuidavam dos filhos da primeira e de quem éramos amigos. No quintal adjacente à casa da sra Aurora, pelos vistos e segundo o Manel contou, havia uns morangos e, em determinado dia, o Manel e eu, parece que nos enganamos e saltando o muro experimentamos alguns desses morangos. No dia seguinte a sra Aurora, atravessando a rua, levou - ainda segundo a crónica do Manel - "um pratinho com morangos para a D. Sarinha" e de caminho deu dois ou três ao Manel e disse-lhe "Manel, pega. Come que tu disto nunca provaste." Nesta altura da história, e apesar de velarmos o corpo do Pai do Manel, não resistimos e ambos nos rimos com gosto.

Pois é, a sra Aurora pensava que estava a dar ao Manel algo que ele nunca tinha provado. E nem que tivesse sido a Laidinha a dar os morangos ao Manel, nós sabíamos que era a sra Aurora que "estava por trás da oferta" e o Manel (e eu pelo vistos) já estava farto de provar o que nos era oferecido.

Moral da história: Há pessoas que pensam que nos estão a oferecer novidades, mal sabendo que estamos fartos de as conhecer. E, nem que esse oferecimento venha por outra pessoa, nós sabemos quem está por trás. Por isso... cuidado com o que nos querem oferecer, nem que venha de cara lavada, é mais do mesmo.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.



1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Dia meu Irmão!
Só depois do almoço é que soube que tinha falecido o Senhor Mendes.
Desta vez "falhaste"...Normalmente perguntas se eu sei quem "partiu"... por azar não perguntaste.
Gostava muito de ter estado presente, pois fomos bons vizinhos e como tu gosto de lembrar e relembrar os tempos idos.
Quantos aos morangos não vou fazer comentários... coisas de rapazes...
Quantos às três Senhoras de quem falaste também temos boas recordações e saudades, uma delas a Rosinha ainda está entre nós e podes (para não dizer deves) visitá-la no Lar Alcide Felgueiras.
Vai preparado porque ela já tem bastante mais anos do que na altura dos morangos... e conhecendo como te conheço a lágrima vai saltar.
Um abraço.
Nela