13 setembro 2007

46 - O abismo . . .

Corriam os tempos do PREC. Entre Agosto de 1975 e Novembro de 1976, cumpria o SMO (Serviço Militar Obrigatório) em Lisboa.
Fruto da minha especialidade de CAR (Condutor Auto Rodas), fazia uma centena de quilómetros por dia, na cidade de Lisboa.
Era (ou tinha sido há relativamente pouco tempo, já não me lembro) primeiro Ministro o General Vasco Gonçalves. Nas paredes do Hospital Júlio de Matos, em letras de grafiti, uma mensagem:
"Vasco volta . . . pelo menos à consulta externa."

Pela mesma altura,um grupo apelidado de anarquista (ou o Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, já não me lembro) editou um livro a que chamou, numa sátira ao Livro vermelho de Mao Tsé Tung, de O Livro Vermelho do Galo de Barcelos.
Nesse livro uma citação:
"Portugal estava à beira do abismo. Agora . . . deu um grande passo em frente."

Porque será que esta semana me tenho lembrado muitas vezes destas duas frases?

Como não sei, pronto, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: