23 setembro 2007

47 - Os senhores da cidade e os provincianos...

Duas vezes por semana entram-me porta adentro, dois jornais da cidade. Um, porque pago anualmente a sua assinatura, embora refilando ao cobrador e dizendo sempre, que é a última vez. Outro, pela assinatura paga pela empresa onde, diariamente, dou o meu contributo para a economia nacional.

Dois jornais, dois estilos, duas maneiras de ver as coisas. Esta semana, por motivos diferentes, duas notícias. Uma, dividida em três, li na totalidade. Outra, dividida em duas, li os títulos e uma caixa.


Uma, dividida em três:

(...) Está agendada para as 9,30 horas de amanhã sábado, uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Urgeses(...).

Na próxima terça-feira,(...) a Assembleia de Freguesia de Selho S. Jorge-Pevidém, ira reunirem(...).

(...) Na Escola(...) vai reunir (...) no próximo dia 25 de Setembro (...) a Assembleia de Freguesia de Creixomil (...).
"In Notícias de Guimarães"

Outra, dividida em duas:

Ao Expresso do Ave, de 19 de Setembro, os deputados Miguel Laranjeiro e Emídio Guerreiro, falaram, penso eu, porque não li, sobre a sua actividade parlamentar e do concelho. Sobre as Taipas, na tal caixa que mencionei.

Da sua actividade parlamentar e do concelho, não sei o que disseram. Das Taipas, sei. Disseram: NADA.

Então sobre a tal recente polémica/ameaça, o que disseram é literalmente, zero. Bem, nada a que não estejamos habituados, vindo de políticos.

O senhor deputado Emídio Guerreiro, questionado sobre "... as declarações de separatismo...", diz: "Para mim não existe... nas últimas eleições, o MTAC teve uma votação incipiente e tudo ficou esclarecido".(sic). E mais adiante: "Penso que o presidente da Junta foi extremamente claro. E não vamos criar agora um facto que não existe(...). (sic).

Ó senhor deputado. Não existem declarações de separatismo?
Então, em que é que o presidente da Junta foi demasiado claro? Não ameaçou com o concelho das Taipas?
E já agora, para quando o comunicado da concelhia do PSD, sobre o assunto?
Realmente, as pessoas da cidade, fazem de nós, provincianos. E burros.

Mas também deixem-me que Vos diga/escreva. As estruturas locais dos partidos políticos, com excepção do PCP, parece que também não ouviram nada, nem acham as declarações importantes. E algumas - estruturas - tão céleres a comentar sobre tudo e todos, andam muito caladas.

Ou seja, anda tudo a assobiar para o lado.

Eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como disse, e bem, o meu amigo: "...com excepção do PCP/Taipas..."
Como disse, não tão bem, "anda tudo a assobiar para o lado". Pois anda QUASE tudo a assobiar para o lado.

Estes NIMS do PSD concelhio fazem rir. E a posição dos outros dois elementos do executivo da Junta que penso serem membros do PSD concelhio, são extraordináriamente conclusivos. Nem sim nem não. Nem a favor nem contra. Nem solidários nem discordantes.

Da JSD local tão activa em tantas questões, ninguém conhece a posição ou uma palavra.
Estão com os NIMS do PSD concelhio ou subordinados às vontades de Constantino Veiga?

Assim se joga (pelo silêncio)no xadrês político local.

Honra seja prestada ao PCP/TAIPAS que esclarecedoramente disse o que pensa sobre o assunto justificando o porquê da sua posição.

Não há dúvida que estamos perante desvarios do Presidente da Junta que são causados única e exclusivamente por sua culpa e pela sua postura de guerreiro irresponsável e inconsequente.
Acho que o PSD percebe isto perfeitamente e daí a sua ambiguidade sobre o assunto.
Um abraço