03 dezembro 2016

463 - As lembranças dos nomes de quem.

Foto: CCTaipas
Esta fotografia foi feita numa noite em que me encontrava particularmente satisfeito, porque o Clube de Caçadores das Taipas comemorava os seus 93 anos de existência ao serviço da comunidade e servido por homens dessa mesma comunidade. Nas pessoas dos presidentes de direção da primeira metade do século XX, foram homenageados todos aqueles que, ao longo dos anos, serviram o Clube e tornaram possível festejar os noventa e três.

Sempre fui adepto das homenagens das pessoa em vida. Recorrer a homenagens póstumas, só as compreendo pela impossibilidade de as mesmas serem realizadas na altura certa. Foi o caso do Dr. Alfredo Fernandes quando o Clube comemorou 90 anos e agora os presidentes que se lhe seguiram, segundo os dados possíveis de recolher pela direção do Clube: João Batista Sampaio, Artur Batista Sampaio e Laurentino Rodrigues.

Ao ter a felicidade de tomar parte nestas homenagens, uma vez mais me veio à lembrança uma Associação e uma personagem que nunca foi homenageada por ela. Estou a referir-me à Associação Bombeiros das Taipas e à personagem Manuel de Sousa Marques. A este, com a sua teimosia e determinação e o ter envolvido o Governador Cívil de então, se deve a construção do Quartel ansiado por todos. O Dr. Fernando Alberto tem uma simples placa com o seu nome à entrada do Salão Nobre, mas Manuel de Sousa Marques nunca foi alvo da recompensa a que tem direito. E eu, que até fui corrido dos Bombeiros durante a sua presidência da direção, até posso falar/escrever sem qualquer conflito de interesses.

E eu vou andando por aí e, sempre que achar oportuno, vou assobiando.

Sem comentários: