03 agosto 2017

495 - Finalmente decidi (pude decidir) I.

Foto: PSTaipas.
Como os meus amigos já devem ter conhecimento, vou fazer parte da lista do Partido Socialista que concorre às próximas eleições para a Assembleia de Freguesia de Caldelas e que terá como candidato à Junta de Freguesia o deputado Luís Soares.
Vou fazer parte da Lista porque as condicionantes que me impediram de o fazer nas três eleições anteriores, deixaram de o ser. Tal facto - fazer parte da lista - não será impeditivo de continuar a ser quem sou e manter as amizades que tenho, sejam elas de simpatizantes deste lado, dos outros lados ou sem qualquer simpatia/tendência partidária.

Quando o Dr. Luís Soares, em abril, me abordou para colaborar nos fóruns onde se discutiria, com mais de uma centena de pessoas das diversas áreas e atividades, o que seria o Programa da sua Candidatura, imediatamente dei o meu assentimento e colaborei nos dois dias de trabalho. Nos dias/semanas subsequentes, o Programa foi tomando forma e, nos diversos contactos que fomos mantendo, mercê da compilação desse mesmo programa, nunca foi abordada a possibilidade de eu fazer parte da Lista.

Até que um dia, depois de ter falado comigo sobre algumas pessoas que queria que fizessem parte do seu grupo de trabalho, o Luís convidou-me a integrar a equipa que apresentaria aos Eleitores Taipenses. Disse-lhe que não estava nos meus propósitos intervir na vida autárquica, mas o Luís foi-me dizendo que “reclamamos que as coisas não correm bem mas, quando somos chamados a intervir, quedamo-nos na comodidade e não nos empenhamos na mudança”. Depois de mais algumas conversas, disse-lhe que iria falar com a minha mulher, os meus filhos e os três candidatos anteriores (que tiveram a amabilidade de me fazer um convite igual) e que depois lhe daria a minha resposta. A minha mulher (desta vez) não se opôs, os meus filhos apoiaram e os candidatos anteriores deram força, pelo que me coloquei à disposição do Luís para integrar a sua Lista, de preferência depois dos dez primeiros. Fui informado que as pessoas eram convidadas a integrar a lista, mas que o posicionamento seria da escolha do primeiro candidato.

Assim surjo na segunda posição que significa apenas isso, ir em segundo lugar, e nada mais. Confesso que não estava nas minhas prioridades me "meter nestas coisas", mas é um facto que tenho sido, desde sempre, um contestatário às coisas más que se fazem na freguesia e denunciador das oportunidades perdidas, pelo que... Mas, neste comentário, não Vos venho falar de mim, nem da minha atividade na vila, nem nos diversos trabalhos que exerci na sociedade civil antes de passar "à situação de reforma". Não. Venho apenas justificar aos meus amigos porque decidi integrar esta Lista candidata às próximas eleições.

E eu vou andando por aí e nos próximos dias continuarei este raciocínio e, por simpatia, também vou assobiando.
Continua .../...

Sem comentários: