10 agosto 2017

496 - Finalmente decidi (pude decidir) II.

Foto: JoséMaiaFreitas.
Não é de agora, nem de há meia dúzia de meses, que venho passando ao papel, o que é para mim as Caldas das Taipas. Sei que há imensa gente – eventualmente todos os que cá nasceram mais aqueles que a escolheram para viver – que gostam das Taipas tanto quanto eu. Ou até mais, pelo menos na ideia deles. Mas tenho o direito – e porque não, o dever – de gostar dela à minha maneira. E posso e devo dizer/escrever/provar que as pessoas que têm governado a freguesia nestes últimos doze anos não estão a fazer o que é melhor para as Caldas das Taipas e para os seus habitantes. Estão a fazer uma política – que não duvido pensam ser a melhor – que nos tem trazido anos a fio a penar e a ver outras localidades ocupar, ou pelo menos tentar, o estatuto que nos estava destinado há muitos anos. Desde tempos imemoráveis que nos revoltamos porque nos consideramos marginalizados pela cidade, nomeadamente em detrimento da ex-vila mais importante do concelho: Caldas de Vizela. O seu poder económico, o seu tecido empresarial, o seu bairrismo, os “seus”, sempre lhes permitiram sentar, ou darem bem, com a cadeira do poder concelhio. Os industriais de Vizela, nomeadamente a Família Sousa Oliveira e o seu Comendador – que já no meu tempo de Escola Comercial dava prémios aos melhores alunos - com o poder económico que as suas empresas lhe granjeavam, com as suas ligações ao poder central, sempre alcandoraram Vizela a um patamar que as Taipas também queria, mas não conseguia acompanhar.

Vizela tinha poder económico e político. Lembro-me que quando fazíamos a Festa do Aniversário dos Bombeiros, íamos a Vizela pedir os capacetes de Gala emprestados, porque nós não tínhamos capacetes suficientes. O Comandante Mendonça Pinto, dos B.V.Vizela, era vereador da Câmara de Guimarães. Sempre Vizela se impôs e se colocou num patamar acima do nosso. Até as suas Termas (autoproclamadas de Rainha das Termas de Portugal) tentavam ser superiores às nossas. Na única coisa que levávamos avante sobre Vizela é que eles não tinham Governador e nós tínhamos.

Numa das suas muitas intervenções, algumas polémicas, o presidente da Junta Carlos Remísio Dias de Castro chegou a comentar que se Vizela fosse concelho tanto melhor para as Taipas, que assim seriam a Vila mais importante do concelho. O que é facto é que, por razões que não posso justificar, Guimarães tem neste momento mais de meia dúzia de Vilas e a importância que deveria ser das Taipas, por longevidade naquela situação, pelo menos não é notada e, em alguns casos, o desenvolvimento das outras, que a ele também têm direito, é mais significativo. Este maior desenvolvimento pode ser/será justificado em alguns casos por carências significativas e noutros porque estavam/estão em patamares abaixo em relação às Taipas e pela necessidade de bens elementares que nós já teríamos.
 Continua .../...

Sem comentários: