10 outubro 2025

576 – Mais alguém se quer associar ao avantajado ponto...


Gosto desta fotografia

Nesta pretensa campanha para as freguesias, temos visto/lido de tudo. Pessoas que apresentam ideias, com uma retaguarda com gente de trabalho; pessoas que apresentam ideias, com uma retaguarda com gente, a quem se desconhece trabalho; objetos voadores não identificados (OVNI’s), que apontam defeitos em tudo quanto mexe; “opinion makers” que apontam em (quase) todas as direções; e, por último, pistoleiros contratados com constantes tiros nos pés.

Quem tiver a paciência de ler estas minhas garatujas, fará a seleção como bem entender. Por certo teremos mais que uma e, eventualmente, todas diferentes da minha. Mas a minha lista esta feita, com algumas passagens no Facebook, quase sempre apenas para colocar o símbolo com o dedinho para cima, nas publicações referentes às Caldas das Taipas e ao Augusto Mendes.

Deram-me conta de que da última classe, a dos pistoleiros, fizeram um ou dois comentários sobre o meu VilasdasTaipas e um deles até, uma mensagem pidesca, diretamente a um membro da Lista.

Obviamente que não lhes vou dar bola. Era o que eles queriam, para lhes dar a importância que eles não têm. É que são MESMO INSIGNIFICANTES e o seu contributo para as Caldas das Taipas, É ZERO, ou antes, até é negativo, pelos atritos que tentam criar.

Assim, ratifico o meu apoio ao Augusto Mendes e à sua Lista, da qual, tenho o prazer de fazer parte.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando, mas sempre com a minha liberdade despoluída.

06 outubro 2025

575 - Mas que grande e avantajado ponto.

Promessas? Ah! Do Futebol de Salão no Ringue...
Não costumo, por uma questão de delicadeza e de princípio, responder a comentários feito nas minhas postagens ou nos meus comentários. Vou abrir uma exceção porque o comentário 574, foi motivo para uma pergunta, que devo esclarecer. E a resposta é SIM. Quem adjetivou como "conservadores" a figura de "Velho do Restelo", foi a mesma personalidade que, 2 (dois) anos e 28 (vinte e oito) dias depois, definiu "Velhos do Restelo" como "a voz da experiência perante a irreverência".

E SIM, é o mesmo personagem que, comentário em cima de comentário, pergunta sempre pelas promessas não cumpridas pelos outros, esquecendo as promessas do seu partido (a não ser que, naquela altura, ainda fosse do outro, ainda não tivesse mudado).

E ainda SIM, também é aquela personagem que há quatro anos metia comentários com "cantiguinhas" e que nesta altura chama, ipsis verbis "canalha da Escola" aos adversários. Pensava que o chamar de "canalhas" a crianças da Escola, já tinha sido abolido.

E SIM, é o número três de uma Lista concorrente à Freguesia, que no quadriénio anterior foi número dois e que, na Assembleia de Freguesia vigente, se fartou de se vangloriar de "feitos heroicos" da sua pessoa e de olvidar as Leis que deveria respeitar.

Caros amigos. Faço parte da Lista do Augusto Mendes e voto nela, não apenas por serem os melhores para a Freguesia, mas também, para evitar que caiamos nas mãos de quem é tão incompetente.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando, mas sempre com a minha liberdade despoluída.


02 outubro 2025

574 - Pontos em desordem, com um interveniente que é "um grande ponto".

Na Assembleia de Freguesia de 01.04.2022, um senhor Deputado disse:

"Os Taipenses, apesar de reconhecerem e valorizarem o legado dos nossos antepassados, não ficaram prisioneiros das suas ideias e comportamentos. Não imitaram os “velhos do restelo” que teimam no apego ao conservadorismo, que procuram resistir à mudança, à descoberta e à evolução."

Noutra Assembleia de Freguesia, em 29.04.2024, um senhor Deputado disse:

"A este propósito, vou citar um excelente historiador contemporâneo e outros entendidos nesta matéria que escreveram: é penoso ver a estupidez com que se refere o ‘Velho do Restelo’ como insulto, quando ele é uma das personagens mais sábias d´Os Lusíadas, e de toda a história portuguesa (…) Há pessoas que conhecem a expressão ’Velhos do Restelo’, mas não sabem o que ela significa. O Velho do Restelo representa a voz da razão num momento de euforia e deslumbramento, a voz da experiência perante a irreverência… os seus conselhos acabaram por se revelar proféticos, pois a prosperidade das descobertas cedo se revelou fugaz, seguindo-se a decadência económica e territorial, que acabou na perda da independência. Fim de citação."

Perante estas duas afirmações, tentei saber qual dos senhores Deputados sabia mais de história. Um amigo meu disse para não me preocupar e concluiu: 
"Outra vez a mesma promessa? Então não há dois Velhos do Restelo? Os Taipenses não são estúpidos."

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando, mas sempre com a minha liberdade despoluída.