15 outubro 2008

99 - Os títulos das notícias.


O Reflexo Digital relatou a última assembleia de freguesia, num artigo assinado por Henrique Cunha. Pelo jornal, foi considerada como a parte mais importante da notícia e com ele o titularam: “Junta surpreendida com anúncio de obra feito pelo PS”.
Se este título parece não ter causado problema aos leitores, outro tanto já não se passou com o relato da reunião de câmara, que lhe esteve subjacente e assinado pelo Paulo Dumas com o título “Vereadores negam compromisso com Ricardo Costa”.

Para muitas pessoas – por acaso para mim não – o facto mais importante da assembleia teria sido a promessa do PS e a indignação do PSD. Logo, não restaria ao Paulo Sousa, outro título mais chamativo que este, para a reunião de câmara. É secundário a promessa feita ao Reitor e/ou à Comissão Fabriqueira, porque não foi este o desagrado manifestado no artigo anterior.

E para escolher este título ou o seu lead, nem preciso seria escalpelizar o “Quê? Quem? Quando? Onde? Como? E porquê?” das regras jornalísticas, pois se o enfoque da notícia primeira tinha sido a promessa ao PS, obrigatoriamente o desmentido – que foi isso mesmo, um desmentido – teria ele também de ser o título da notícia seguinte.

Pelo algum tempo que passei n(a)o Reflexo, tenho um ligeiro conhecimento das suas orientações editoriais. E embora os digitais, pela celeridade da publicação, não permitam mastigar as notícias, da mesma forma que as mensais do papel, estou em crer que o critério do interesse jornalístico, titulado pelo Paulo, foi o correcto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Quim Vilas,

Quererá você dizer então que o culpado desta trapalhada toda do Reflexo foi do Henrique Cunha por ter sido o primeiro a escrever um titulo que não reflecte o que realmente se passou?

E que a partir desse momento o Paulo estaria autorizado a escrever um outro ainda mais distorcido da realidade?