08 outubro 2009

139 – A consciência e a liberdade dela.


Escrevi uma cronicazita no Jornal Reflexo de Abril passado. Dela retiro:

" (. . .) Obviamente não passo cheques em branco:
- As pessoas que me conhecem – mas que conhecem mesmo, não aquelas que pensam conhecer-me – sabem que nunca passei cheques em branco. Nem daqueles que se entrega no Banco para tentar trocar por dinheiro, nem dos que, sem se conhecer o conteúdo, assinamos por baixo, o que, na gíria popular se diz muitas vezes “de assinar de cruz”.
Foi com estes pressupostos, de que não abdico, que não estive presente no jantar de apoio à candidatura de Ricardo Costa, como cabeça de uma lista, concorrente às eleições para a nossa freguesia. Sim, porque por muito que alguns queiram escamotear o facto, aquele jantar foi de apoiantes da candidatura do Ricardo
.

Obviamente que as Taipas ficou a perder:
- Se quisermos ser honestos e pôr de lado a paixão clubista, facilmente aceitamos que o actual elenco da junta de freguesia ficou muito aquém das expectativas criados aquando das eleições. Muitas promessas e poucas concretizações. Muito confronto com tudo e por nada. Foi uma “gestão” a que se consignou chamar populista.
Assim sendo e acompanhando os testemunhos prestados no blogue, que nos permitem ir conhecendo os seus apoiantes - apesar de não conhecer a sua equipa e o seu programa da candidatura – nesta altura, posso considerar que Ricardo Costa reúne as condições para votar nele sem violentar a minha consciência e os meus princípios. Quando conhecermos o seu programa e os elementos da sua lista, poderemos analisar se será o melhor para as Taipas. (. . .) "

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Quim Vilas, aproveito para lhe expressar a minha homenagem pelo facto de não fazer daqueles que reserva para si o sentido de voto, dizendo antecipadamente quem rejeita liminarmente e quem poderá vir a ser o feliz contemplado com o seu voto.

Eu, como é sabido, desde que voto - e voto há muitos anos - não gozo do sigilo eleitoral. Tenho sido e serei candidato enquanto me quiserem e isso dá visibilidade pública ao meu posicionamento.

Escrevo neste seu cantinho para lhe pedir que não seja dos que afunilam as eleições, nos que fulanizam exageradamente as eleições locais, porque há mais do que dois candidatos e mais do que dois programas para as Taipas. Todos os programas derivam de visões para a Vila: uns são requentados, outros são recauchutados dos requentados e há os inovadores. E além dos programas há os agentes dos programas, os protagonistas que estão além do cabeça de lista e que pela experiência profissional e política e associativa dão garantias que se a Junta lhes for confiada fica muito bem entregue.

O orçamento da freguesia tem de ser o ponto de partida para as promessas e o que vem acima disto terá de ser obra de negociações, capacidade de convencer e influenciar. E isto, meu caro, só a experiência dá.

Sou obviamente suspeito, porque parte interessada, mas perante a sua franqueza achei que deveria contribuir para a sua avaliação e sobretudo a de outros que o respeitam e seguem.
Abraço
Cândido Capela Dias