10 fevereiro 2010

155 - Vamos limpar Portugal.


No passado dia 5, saiu uma notícia no Reflexo Digital, com o título Mãos à obra! Limpar Portugal. O título sugeriu-me algumas hipóteses sobre o que versaria o tema: Limpar de limpar; limpar de arrumar; limpar de liquidar; limpar de afastar. Tudo me apontava limpeza, arrumação, para longe dos olhos, atirar pra canto, deixar de ver.

Imediatamente pensei que iam limpar as escandaleiras diárias; os títulos deprimentes dos jornais; as frases idiotas dos "políticos"; o deficit – financeiro e/ou democrático; as baboseiras que passam na televisão; as discussões “políticas”; os ataques pessoais; o quem escuta quem; o quem comete crime por escutar ou por divulgar o que escutou; o frequentar espaços públicos e falar baixo para ninguém ouvir e contar.

Mas não. Afinal a notícia é apenas a dizer, que está em marcha uma campanha de sensibilização para a educação ambiental e desenvolver e divulgar a iniciativa “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”.

Ora bolas, pensei. Realmente eu sou muito crente. Como se poderia limpar verdadeiramente Portugal? Neste País, apenas são permitidas operações de cosmética, leia-se “limpezas superficiais” porque verdadeiras limpezas, essas, NUNCA.
E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.
Foto: RFX Digital

Sem comentários: