22 junho 2010

169 - A reabilitação dos banhos velhos

Os habitantes das Caldas das Taipas receberam na caixa do correio um convite da Cooperativa Taipas Turitermas para a inauguração do Edifício dos Banhos Velhos, após as obras de reabilitação a que os mesmos foram sujeitos.

Para alguém da minha idade, os Banhos Velhos nunca serão a mesma coisa, pois as pessoas que por lá conheci a trabalhar não voltam. Estes Banhos Velhos, complementados pelos novos de água aquecida, fizeram parte da minha juventude e meninice. Nasci ali ao lado e depois de uma curta passagem pela Ribeira, regressei para as proximidades.

Por muito que se queira apagar ou desvalorizar as Taipas como vila termal, a verdade é que durante décadas a mesma era conhecido e procurada, por estes atributos. E pelo parque; e pelas piscinas; e pelo campismo; e pelos campos de ténis. Obviamente a cutelaria foi - e esperemos que continue a ser por muitos anos - o ganha pão de muitos habitantes das Taipas, mas tentar apagar a componente termal e turística, é uma asneira grossa, a que apenas os medíocres recorrem.

Da mesma forma, não valorizar todos aqueles que contribuiram para a continuidade e engrandecimento das Termas, é um acto de memória curta ou então - não sei qual delas a mais grave - a falta de conhecimento sobre esta terra, hoje cada vez menos, com rosto de vila e corpo de aldeia.

Porque as Termas fazem parte do meu ser e porque acredito que foram e são importantes para as Taipas, marcarei presença, com muito gosto, na cerimónia especial nos Banhos Velhos.

Por ser verdade, quero deixar aqui escrito que o representante da câmara municipal na cooperativa, me tentou contactar na noite de 30 de Maio, dia em que coloquei a minha mensagem 166 e me informou que esta cerimónia especial estava agendada pare este dia e hora.

1 comentário:

Unknown disse...

Nao entendo esta suposta "luta" sugerindo entre Taipas ser capital da cutelaria ou vila termal. Porque nao aproveitar estas duas valencias pelas quais as Taipas sao conhecidas ? Porque fomentar divisoes ?
Uma sugestao de um forasteiro que passa a maior parte do tempo nas Taipas:

Caldas das Taipas, Vila Termal e Capital das Cutelarias