29 setembro 2011

224 - Taipas em movimento



Neste final de semana Caldas das Taipas está com grandes movimentações: Eis o que se pode ver passando os olhos pelo RFX Digital:

Sexta-feira: A Taipas Turitermas vai dar-nos música e a Assembleia de freguesia vai reunir. Embora o RFX não diga, a Escola Secundária vai distribuir diplomas.

Sábado e Domingo: O CART realiza o Torneio Internacional e o Clube de Ténis encerra a época com um Torneio. Ainda no Sábado, Luís Soares candidata-se à liderança da JS concelhia.


Um fim de semana para todos os gostos. Desportivo, Recreativo, Educativo e Político. Os taipenses podem ainda distrair-se com a movimentação de areias, voo dos patos, vistoria a obras e ainda com leituras de alguns semanários vimaranenses, onde podem deliciar-se com a leitura de factos hilariantes passados na cidade, com protagonistas da mesma e da província.


E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Foto: wikimedia.org

25 setembro 2011

223 – Conclusão das movimentações…


Deixando para segundas núpcias a ”limpeza do leito do rio”, vou reportar-me à proposta de atribuição do subsídio à Turitermas. Como já venho comentando, e reafirmo, esta estúpida teimosia não nos leva a lado nenhum. Caldas das Taipas só tem a perder com este virar de costas sistemático. E, aproveitando-se desta situação, os vereadores do PSD, dando razão àqueles que dizem que “Guimarães não nos dá nada”, votaram contra a atribuição às Taipas, via Turitermas, de 150 mil euros, tal como o haviam feito, em Dezembro do ano passado, numa verba de 250 mil euros.

Sendo esta transferência, segundo a proposta do vereador Domingos Bragança, para a cooperativa fazer face às “despesas com o investimento na parte não comparticipada” pela candidatura no âmbito do PROVERE MINHO – IN, tal significará que os vereadores do PSD não estão de acordo com esse projecto. Obviamente que será legítimo, aos vereadores do PSD, à junta, aos taipenses e a mim próprio, questionar da oportunidade/prioridade destas obras, em detrimento de outras. Agora o que não será legítimo, nem inteligente, é os taipenses estarem contra este investimento. Atendendo a que, como já verificamos “para as outras” nada virá, temos de ser suficientemente pragmáticos e considerar estes investimentos, como um bem para as Taipas, independentemente de chegar através da cooperativa ou da junta. É preciso é que se invista nas Taipas ou já não será? Será que o investimento, só pode ser considerado como tal, se for onde, quando e como, eu quiser?

Queixamo-nos que a câmara nos roubou o património da Junta de Turismo e que este está degradado e sem utilização adequada. Depois quando se fazem investimentos nesse mesmo património, é o que se vê.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Guimarães Digital. A.M. - Cândido Capela Dias aprovou a proposta não deixando de criticar a postura da câmara e da Turitermas.

17 setembro 2011

222 - Movimentações . . .


Como habitualmente tenho tentado acompanhar as notícias que vão aparecendo sobre as Caldas das Taipas, embora, como já escrevi a 19 de Agosto, o RFX Digital não publicasse muitas. No entanto, tal poder-se-ia ficar a dever à falta das mesmas e não à pouca vontade/actividade dos seus colaboradores. Finado o mês Agosto e com a chegada do Setembro, as notícias ou os factos que as podem originar, começaram a surgir. Algumas que considero positivas – leia-se com interesse/favoráveis às Taipas e outras, talvez pouco notícias e mais conversinhas e mexericos de adro d’Igreja. Vou-me concentrar nas primeiras:

A “limpeza do Rio Ave” como titula o Reflexo ou “a limpeza do leito e das margens do Rio.”, como, com preciosismo, escreve o amigo Luís Soares, a par da ratificação de “um protocolo de cooperação entre o município e a Taipas Turitermas” foram duas notícias que considero positivas para as Taipas. A primeira, a par da despoluição do rio, é uma aspiração antiga, que tarda a concretizar-se. A jusante da ponte, depara-se-nos um leito com aspecto aprazível e até parece limpo e a água despoluída. Já a montante, a maneira como a areia está a ser “arrumada”, deixa-me sérias dúvidas quanto á eficiência da limpeza, durante o próximo inverno.

Quanto ao protocolo entre a Câmara e a Turitermas, parece que o mesmo permitirá um encaixe por parte desta de cento e cinquenta mil euros, no sentido da cooperativa fazer face às “despesas com o investimento na parte não comparticipada” pela candidatura no âmbito do PROVERE MINHO – IN. Os vereadores do PSD votaram contra a atribuição deste subsídio, na senda do que se verificou no final de 2010, na proposta de aumento de capital de duzentos e cinquenta mil euros.

Foto: RFX Digital

.../.. (continua)