17 setembro 2011

222 - Movimentações . . .


Como habitualmente tenho tentado acompanhar as notícias que vão aparecendo sobre as Caldas das Taipas, embora, como já escrevi a 19 de Agosto, o RFX Digital não publicasse muitas. No entanto, tal poder-se-ia ficar a dever à falta das mesmas e não à pouca vontade/actividade dos seus colaboradores. Finado o mês Agosto e com a chegada do Setembro, as notícias ou os factos que as podem originar, começaram a surgir. Algumas que considero positivas – leia-se com interesse/favoráveis às Taipas e outras, talvez pouco notícias e mais conversinhas e mexericos de adro d’Igreja. Vou-me concentrar nas primeiras:

A “limpeza do Rio Ave” como titula o Reflexo ou “a limpeza do leito e das margens do Rio.”, como, com preciosismo, escreve o amigo Luís Soares, a par da ratificação de “um protocolo de cooperação entre o município e a Taipas Turitermas” foram duas notícias que considero positivas para as Taipas. A primeira, a par da despoluição do rio, é uma aspiração antiga, que tarda a concretizar-se. A jusante da ponte, depara-se-nos um leito com aspecto aprazível e até parece limpo e a água despoluída. Já a montante, a maneira como a areia está a ser “arrumada”, deixa-me sérias dúvidas quanto á eficiência da limpeza, durante o próximo inverno.

Quanto ao protocolo entre a Câmara e a Turitermas, parece que o mesmo permitirá um encaixe por parte desta de cento e cinquenta mil euros, no sentido da cooperativa fazer face às “despesas com o investimento na parte não comparticipada” pela candidatura no âmbito do PROVERE MINHO – IN. Os vereadores do PSD votaram contra a atribuição deste subsídio, na senda do que se verificou no final de 2010, na proposta de aumento de capital de duzentos e cinquenta mil euros.

Foto: RFX Digital

.../.. (continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Quim Vilas,

Poderemos ser ainda mais preciosista (leia-se "realista") e acrescentar um outro título: "LIMPEZA DAS AREIAS DO RIO AVE". E leia-se "limpeza" no sentido de "Surripiar" da areia.
Tanto quanto soube, já retiraram à volta de 200 camiões de areia junto da ponte. Quem ganha com este negócio? O que acontecerá à ponte no Inverno?

Anónimo disse...

Esqueceu-se daquela notícia "Junta de Freguesia iniciou obras de limpeza da Pensão Vilas". Que se deveria chamar "Limpeza das vigas
e portas da Pensão Vilas, deixando o demais lixo por lá"