15 abril 2010

163 - Uma mentira . . . repetida.


Uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade.

Cá no nosso burgo há uma determinada apetência para adulterar algumas verdades, esquecer outras e inventar umas mentiras, que muitas vezes repetidas …

Vem este comentário a propósito de algumas fotografias do antigamente que, reproduzidas, embelezam alguns estabelecimentos da vila. Um dia destes e num desses locais alguém me comentava a sua beleza e a iniciativa do seu autor, pelo trabalho que tinha realizado em prol das Taipas. Concordei em absoluto, excepto quanto ao nome do autor.

Decorria o ano de 1980 e era presidente da junta Francisco Pires da Costa e Silva. Comemoravam-se nesse ano os 40 anos de elevação da povoação de Caldas das Taipas a Vila e a junta decidiu comemorar esse facto. Fez convites a quem poderia colaborar na iniciativa e o presidente meteu pés a caminho, para conseguir fotografias antigas e – num trabalho do amigo Matos – reproduzi-las.

Fez-se uma exposição no Balneário e nas galerias das Termas cedidas pela Empresa Termal. O dia da inauguração foi muito concorrido e teve a presença do presidente da câmara de Guimarães, que só não inaugurou a mesma, porque se atrasou ligeiramente e o Costa e Silva mandou tocar a Banda porque “… horários são para cumprir”.

Depois da exposição algumas pessoas tiveram acesso às fotografias e outras detentoras dos originais também se queixaram que não os devolveram. Todavia, dar a paternidade da proliferação das fotografias pela vila, a outra pessoa que não Francisco Costa e Silva é fomentar uma grande mentira.

E eu, vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó Quim estás a dizer bem do Costa e Silva? Não foi ele que te correu a ti e a outros dos Bombeiros, para assaltar o poder? Como podes dizer bem de um individuo deste quilate? Agora também és amigo dele?
Ou então há alguma explicação para este comentário que me escapa.